Saúde

10 principais benefícios ao incluir o cacau na alimentação

24/03/2023
Divulgação/Biomundo

Domingo (26 de março) é comemorado o Dia do Cacau. A fruta tem vários benefícios, por isso, é importante incluí-la na alimentação. A forma mais comum de consumir cacau é no chocolate, mas é necessário ficar atento à concentração de cacau, que pode variar. Quanto maior, como é o caso do chocolate amargo e meio amargo, maiores são os benefícios para a saúde. Segundo a nutricionista Fernanda Larralde, da Bio Mundo, o consumo regular de cacau ajuda a melhorar o humor e a proteger o coração graças às suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Confira outros 10 benefícios do cacau na alimentação:

1 – Reduz a pressão sanguínea
O cacau pode ajudar a baixar a pressão arterial, pois afeta a produção de óxido nítrico, que está diretamente associado ao relaxamento dos vasos sanguíneos.

2 – Reduz a inflamação
Como o cacau é rico em antioxidantes, é capaz de reduzir os danos celulares causados pelos radicais livres e a inflamação. Além disso, alguns estudos mostram que o consumo reduz a quantidade de proteína C reativa no sangue, um indicador de inflamação.

3 – Reduz o risco de diabetes
Alguns estudos mostram que o cacau pode retardar a digestão de carboidratos no nível intestinal, além de proteger as células responsáveis pela produção de insulina no pâncreas e melhorar a secreção de insulina. Também pode reduzir a resistência à insulina, auxiliando na redução do risco de diabetes.

4 – Previne a demência
O cacau é rico em teobromina, um vasodilatador que promove o fluxo sanguíneo para o cérebro e ajuda a prevenir doenças neurológicas, como a demência e o Alzheimer. Além disso,  é rico em selênio, mineral que ajuda a melhorar a cognição e a memória.

5 – Previne a anemia
O cacau é rico em ferro, que pode ajudar a prevenir a anemia. O ferro é necessário para formar a hemoglobina, componente dos glóbulos vermelhos que é responsável pelo transporte de oxigênio pelo corpo e costuma ser encontrado em quantidades menores quando há o diagnóstico de anemia.

6 – Previne a trombose
O cacau é rico em flavonoides, que melhora a circulação sanguínea e reduz o risco da formação de coágulos no sangue.

7 – Melhora o humor
O cacau ajuda a melhorar o humor e combater os sintomas da depressão e ansiedade, pois é rico em teobromina, cafeína, feniletilamina e tiramina, um precursor do triptofano, também precursor da serotonina, um neurotransmissor envolvido na regulação do humor, frequência cardíaca, sono e apetite.

8 – Ajuda a regular o colesterol
O cacau é rico em antioxidantes que ajudam a prevenir o depósito de gordura nos vasos sanguíneos, evitando a formação de placas ateroscleróticas e doenças cardiovasculares.

9 – Regula o intestino
O cacau é rico em flavonoides colônicos e catequinas, que podem aumentar o número de bifidobactérias e bactérias do ácido lático, que são bactérias boas e possui efeito prebiótico e melhora a função intestinal.

10 – Ajuda a controlar o peso
Ajuda a reduzir a absorção e a síntese de gordura. Seu consumo aumenta a saciedade, pois eleva os níveis de insulina, mas esse benefício está associado principalmente ao chocolate amargo, não ao leite ou ao chocolate branco, que em sua composição tem maior teor de açúcar e gordura e muito pouco cacau.