Santos se une a 75 países em mobilização para conscientizar a população sobre a endometriose. Neste sábado (25/3), a partir das 9h, acontece a Endomarcha 2023, ação que faz parte da Campanha Março Amarelo. A concentração será na Concha Acústica (praia do Gonzaga), com caminhada às 10h, seguindo até a Praça das Bandeiras.
Os outros municípios que realizarão o evento simultaneamente são São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Campo Grande, Londrina, Florianópolis, Feira de Santana, Fortaleza, São Luís e Boa Vista. A participação é aberta ao público e sugere-se que os interessados utilizem roupa na cor amarela. Para garantir a camiseta do evento, que será entregue durante a concentração, basta preencher este formulário.
A doença
Segundo o Ministério da Saúde, a endometriose atinge uma em cada 10 mulheres no Brasil. A doença acontece quando as células do endométrio, em vez de serem expulsas durante a menstruação, movimentam-se em outro sentido e adentram os ovários ou a cavidade abdominal, podendo provocar cólica intensa e progressiva durante o período menstrual; dor nas relações sexuais; dor e sangramento intestinais e urinários durante a menstruação, dificuldade para engravidar e infertilidade nos casos mais avançados da doença, devido a alterações anatômicas, obstrução de trompas e alteração na evolução.