Primeira liderança política da Baixada Santista a presidir uma comissão permanente no Legislativo federal, o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) foi convidado pelo presidente Lula para integrar a comitiva brasileira que visita a China, entre os dias 26 e 30.
Barbosa foi eleito na quarta-feira (15) presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, da Câmara dos Deputados, grupo de trabalho que trata de temas delicadas na diplomacia e comércio exterior.
Ele também foi escolhido, por unanimidade, presidente da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI), do Congresso Nacional, com apoio tanto de bolsonaristas, como Eduardo Bolsonaro e Carla Zambelli (PL), quanto de parlamentares de esquerda, como Odair Cunha (PT).
“O Brasil busca o seu lugar no mundo e um assento à mesa das grandes decisões. Por meio da Diplomacia Parlamentar, esta comissão contribuirá para que o país seja ouvido pelos demais. Este ano, o Brasil seguirá, por exemplo, como membro do Conselho de Segurança das Nações Unidas, o principal mecanismo de concentração multilateral. Possuímos uma tradição inegável de contribuições à resolução pacífica dos conflitos e devemos seguir trabalhando nesta direção”, afirmou em seu discurso de posse na comissão.
Entre as prioridades, o deputado destacou as relações do Brasil com os EUA, o papel da China em nossa economia e na geopolítica global, e a presença do Brasil país em mecanismos como o BRICS, G-20, OCDE, IBAS e Mercosul.
Paulo Alexandre Barbosa destacou também o apoio ao trabalho dos militares. “Buscaremos valorizar o papel Constitucional das nossas Forças Armadas, tanto interna como externamente, uma vez que a nossa participação no comando de diferentes missões de paz sob mandato das Nações Unidas serve de exemplo para todas as demais nações”, afirmou.
LEIA TAMBÉM
Assembleia Legislativa de São Paulo tem deputado no 14º mandato