Nesta quarta-feira (15/3) se comemora o Dia Mundial do Consumidor, data que promete alavancar o comércio com promoções. De acordo com o diretor do Procon Santos, Ronaldo Ferreira, o consumidor deve ter ciência dos seus direitos e ficar muito atento às compras via e-commerce, que cresceram exponencialmente no ápice da pandemia de covid, entre 2020 e 2021. Isso porque consequentemente também aumentaram os problemas e as reclamações com as compras online.
“No período de um ano e meio, essa forma de comércio cresceu em quase 30%. Sendo assim, é um tipo de serviço que requer uma atenção maior dos órgãos de fiscalização e do próprio consumidor”, explica Ferreira, que dá algumas dicas relacionadas às compras online. Entre elas, verificar se a página tem o ícone de site seguro (cadeado fechado), localizado no topo, ao lado do endereço digitado, que comprova que se trata de um site idôneo.
O diretor do Procon alerta ainda para a necessidade de fazer uma pesquisa prévia com o nome da empresa em sites como o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor e o Reclame Aqui, onde é possível saber mais sobre a reputação da empresa com o relato de outros compradores. Outra fica é aferir se a empresa possui CNPJ, endereço físico e telefone de Serviço de Atendimento ao Consumidor.
Mas não são apenas as vendas online que devem acender um sinal de alerta aos consumidores. De acordo com Ronaldo, as três principais reclamações do consumidor em Santos são: empresas de telefonia e transmissão de dados, (incluindo os serviços de internet, telefone fixo e celular), na liderança das queixas, serviços de crédito (empréstimos, crédito consignado), em segundo lugar, e assistência técnica e venda de produtos eletroeletrônicos, que ocupam o terceiro lugar.