Santos Saúde

Março Amarelo: Santos inicia conscientização sobre a endometriose

08/03/2023
Depositphotos

Março Amarelo é o mês de conscientização para a endometriose, alteração que ocorre no tecido que reveste o útero (endométrio), cujos sintomas afetam uma a cada 10 mulheres no Brasil, de acordo com estimativa do Ministério da Saúde.  Apenas na rede municipal de saúde de Santos, 181 consultas foram realizadas em 2022 com mulheres com hipótese diagnóstica e 79 pacientes foram encaminhadas para cirurgia no ambulatório específico para tratar a doença.

Em 2023, o Instituto da Mulher já registrou 29 consultas com foco na endometriose, com encaminhamento de 14 pacientes para cirurgia.

A endometriose acontece quando as células do endométrio, ao invés de serem expulsas durante a menstruação, movimentam-se em outro sentido e adentram os ovários ou a cavidade abdominal, podendo provocar cólica intensa e progressiva durante o período menstrual; dor nas relações sexuais; dor e sangramento intestinais e urinários durante a menstruação, dificuldade para engravidar e infertilidade nos casos mais avançados da doença, devido a alterações anatômicas, obstrução de trompas e alteração na evolução.

Mesmo com sintomas tão incômodos, nem sempre a endometriose é diagnosticada precocemente.

Para oferecer mais informação e sensibilizar a população em relação à doença, a Prefeitura de Santos e o grupo Endomulheres Baixada Santista e Região estão engajados na Campanha Março Amarelo.

Confira a programação do mês em Santos:
O primeiro evento é o seminário ‘SBE e Elas’, promovido pela Sociedade Brasileira de Endometriose e pelo Endomulheres nesta sexta e sábado (10 e 11/3), na Casa de Saúde de Santos (Rua Machado de Assis, 92, 15º andar – Boqueirão), de forma híbrida (presencial e on-line). O evento é gratuito, aberto a qualquer interessada, com inscrições pela internet.

No dia 18 de março, é a vez do ‘Café com a Fisio’’, das 9h às 12h. A fisioterapeuta Cinira Assad, especializada em fisioterapia pélvica, obstétrica, oncológica e vascular, vai tratar sobre a importância da fisioterapia pélvica e dos exercícios físicos no tratamento da endometriose. O endereço é Av. Conselheiro Nébias, 756. O encontro é gratuito, mas é necessário agendamento.

Entre os dias 20 e 25 de março, os monumentos santistas estarão iluminados com a cor da campanha. Receberão a cor amarela o Paço Municipal (Centro), as palmeiras imperiais da Avenida Ana Costa (Gonzaga) e o viaduto Paulo Gomes Barbosa, na entrada da Cidade.

No dia 25, Santos será uma das 12 cidades brasileiras a participar da 10ª edição da Endo Marcha Brasil. A partir das 10h, a concentração acontece na Concha Acústica (praia do Gonzaga, em frente ao canal 3). O trajeto será até a Praça das Bandeiras (praia do Gonzaga, em frente à Avenida Ana Costa). A participação é gratuita.