A cerimônia foi realizada no Teatro Guarany (Centro Histórico), e contou com a presença de autoridades municipais, familiares e colegas de trabalho dos residentes. Entre os formandos, três haviam concluído a residência médica e outros 15 a multiprofissional, nas categorias enfermagem, farmácia, nutrição, odontologia, educação física, psicologia e serviço social.
“A residência é um dos momentos mais importantes na vida dos profissionais de saúde, porque é quando nos apaixonamos pelo SUS e formamos toda nossa ética profissional, companheirismo e amor ao próximo, além de fazer a diferença na vida das pessoas que atendemos”, afirmou o titular da pasta de Saúde, Adriano Catapreta.
A santista Paloma Santana, 29 anos, foi uma das formandas da Residência Multiprofissional. Atuando como farmacêutica, atendeu à região dos Morros e sentiu a importância de conhecer populações vulneráveis e desenvolver novas habilidades, muitas herdadas pela convivência com profissionais de outras áreas.
Novas turmas
As novas turmas dos programas municipais iniciam já nesta quarta-feira (1º). Serão 28 residentes, 10 em Residência Médica e 18 em Residência Multiprofissional, nas mesmas categorias ocupadas anteriormente.
Formação
O Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade é uma iniciativa da Secretaria de Saúde de Santos, por meio da Coordenadoria de Formação e Gerenciamento de Recursos Humanos (Coform), que objetiva oferecer formação especializada em Medicina de Família e Comunidade. Iniciado em 2020, o programa tem dois anos de duração e carga horária de 60 horas semanais para o residente médico.
Já o Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Primária à Saúde, existente desde 2018, também é oferecido pela Coform e oferece formação especializada em Atenção Primária, com ênfase em Saúde da Família. Tem dois anos de duração e carga horária semanal de 60 horas para o profissional-residente (dedicação exclusiva).
As atividades dos residentes são ligadas ao Departamento de Atenção Básica (Deab) e ocorrem nas 32 policlínicas, além das outras unidades que compõem a rede de saúde da Secretaria de Saúde de Santos. Até o momento, os programas já formaram oito residentes médicos e 56 na Residência Multiprofissional.