Conseguir um emprego em 2023 e dar um salto na vida profissional são alguns dos destaques nas listas de metas em todo início de ano.
“É um mito que o ano só começa após o carnaval. Após um fim de 2022 movimentado com Copa do Mundo, Black Friday e Natal, que estimulam as contratações temporárias, as empresas seguem com muitas oportunidades em diversos setores”, explica Larissa Gonçalves, gerente de Recrutamento e Seleção da Luandre, empresa especialista em Recursos Humanos.
Para conseguir um emprego em 2023, a profissional dá dicas para os candidatos otimizarem o tempo e saberem por onde começar.
Traçar uma rota
A princípio, cada empresa busca um perfil de profissional diferente. Muitas vezes, para uma é mais importante a formação. Para outra, que anuncia o mesmo cargo, é preferível a experiência do candidato na função.
Portanto, o candidato deve estar atento à exigência da vaga e ter os requisitos necessários.
“Muitas vezes o profissional tem o perfil para uma vaga que exige menos requisitos do que os apresentados no currículo. Por isso, é importante ficar atento às exigências do cargo e fazer uma real avaliação de sua formação e experiência”, afirma Larissa.
Flexibilidade e disponibilidade
Juntamente com o foco, para uma rápida recolocação no mercado de trabalho, os candidatos precisam ter flexibilidade e disponibilidade de horário.
“Em alguns segmentos, existem oportunidades para até três turnos de trabalho. Aquele que tem mais disponibilidade se destaca e pode se recolocar mais rapidamente”, afirma.
Tecnologia como aliada
O cadastro online de currículo e o redes sociais corporativas, como o LinkedIn, são indicados para iniciar as buscas. Por exemplo, no cadastro, é possível acessar as inscrições e status dos processos seletivos.
Ou seja, o LinkedIn é a principal rede social quando o assunto é carreira.
“O profissional deve manter sempre atualizadas suas informações por lá e no site em que se candidata”, explica Larissa.
Fortaleça o networking
Além disso, outra boa alternativa é contatar ex-colegas, família e amigos.
“Muitas vezes um conhecido pode saber de alguma oportunidade que a empresa não tornou pública e possa fazer a indicação”, conclui.