Prefeito designou Fábio Ferraz, que assume Secretaria de Governo, para acompanhar os resultados
Com o objetivo de aperfeiçoar o desempenho da gestão municipal, a Prefeitura de Santos aposta em um programa de Participação Direta nos Resultados (PDR), que prevê a avaliação de 1.905 indicadores da máquina pública municipal direta e indireta.
Para coordenar a cobrança dos resultados, o prefeito Rogério Santos designou Fábio Ferraz, que já ocupava a Secretaria de Planejamento e agora assume como secretário de Governo. Ele substitui Flávio Jordão, que deixa o cargo para atuar com o deputado federal eleito Paulo Alexandre Barbosa.
Os detalhes do programa foram dados em ato na Sala Princesa Isabel, no Paço Municipal, na quinta-feira (5).
O prefeito anunciou também outras mudanças na organização do administração. As secretarias de Gestão e Finanças serão unificadas, tendo no comando Adriano Leocádio.
Júlio Eduardo dos Santos, que era titular da Secretaria de Assuntos Portuários, assume a Secretaria de Assuntos Legislativos, Projetos Especiais e Metropolitanos.
O vereador Bruno Orlandi deixa a Câmara para comandar a Secretaria de Assuntos Portuários.
PDR
O programa de Participação Direta nos Resultados (PDR) é uma iniciativa comum em empresas privadas transportada para a gestão municipal há sete anos. O objetivo é premiar o mérito e valorizar a inovação na administração pública. Muitos dos indicadores estão vinculados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU.
A novidade deste ano é a introdução de um PDR específico para avaliação das 86 unidades municipais de ensino (UMEs).
Responsável pela Ouvidoria, Transparência e Controle (OTC), o secretário Rivaldo Santos informou a volta do controle de consumo de água e energia elétrica nos ambientes de trabalho das administrações direta e indireta.
O prefeito também destacou que, ao longo dos anos, graças aos avanços obtidos no PDR, até representantes da Unesco mostraram interesse em conhecer esta forma de controle. “Neste ano que passou, durante a Conferência das Cidades Criativas da Unesco em Santos, o PDR foi motivo de reunião e exposição. A instituição quis conhecer como funciona, o que foi muito significativo para nós, porque mostrou um reconhecimento não só no País, mas também no exterior”.
Os resultados do PDR 2022 serão apresentados em 23 de fevereiro.