Saúde

Cinco dicas infalíveis para emagrecer no ano novo

29/12/2022
Depositphotos

Ano novo é momento para colocar em prática os planos e iniciar uma “vida nova”. Uma das metas mais recorrentes é a de perder peso, ou melhor, perder massa corporal adiposa — emagrecer.

Apenas fechar a boca não é melhor estratégia. A reeducação alimentar, com a redução nas quantidades consumidas e a seleção de alimentos mais saudáveis, deve estar aliada à mudanças de hábitos, como a prática de exercícios físicos e melhora da qualidade do sono. Especialista em emagrecimento saudável, o médico Edson Ramuth, fundador do Emagrecentro, oferece cinco dicas:

1. Não fique muito tempo sem comer
O intervalo ideal entre as refeições é de cerca de três em três horas. Longos períodos sem se alimentar pode causar lentidão no metabolismo. “O organismo sente mais fome e demora para ficar saciado na próxima refeição. Com isso, é possível que se coma além do que faria normalmente. Esse processo também faz com que ocorra uma considerável redução de glicose no organismo e surja a famosa vontade de comer doces. Assim, aposte em pequenas refeições em intervalos regulares para que seu cérebro “compreenda” que deve liberar gordura constantemente e, consequentemente, seu metabolismo acelere”, explica.

2. Cozinhe!
Desta maneira, se tem mais controle sobre os ingredientes adicionados e a forma de preparo. “É muito comum que restaurantes usem compostos como o glutamato monossódico e caldos artificiais. Ao preparar seus pratos em casa, é melhor usar temperos mais saudáveis e naturais em vez de industrializados.

3. Procure profissionais
Especialistas vão realizar as avaliações e medições necessárias, solicitar exames e traçar o plano de ação mais adequado. O profissional oferece orientações sobre quais os alimentos mais saudáveis.

4. Inclua amigos e família
Quanto mais pessoas fazem parte do processo, maior o incentivo para se manter focado no objetivo. Combine de fazer rodízios na cozinha: a cada semana, uma pessoa adulta fará o almoço ou o jantar. “Alguns alimentos ainda podem ser congelados para as próximas refeições da semana, o que facilita ainda mais a rotina para comer bem todos os dias”, sugere o fundador da rede.

5. Atividade física
Exercícios físicos com orientação fortalecem músculos e articulações, melhora o sistema cardiovascular e promove a liberação de hormônios importantes como a endorfina.