A Seção de Captação de Órgãos e Tecidos de Santos realizou a sua primeira enucleação de globos oculares para a retirada de córneas para doação na quinta-feira (10/11), na UPA Central da cidade. Coincidentemente, o procedimento aconteceu no Dia Mundial do Ceratocone, doença que acomete cerca de 150 mil brasileiros por ano e é a principal responsável pelo transplante de córneas.
O procedimento, que durou cerca de 30 minutos, foi realizado em parceria com o Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), que deslocou um profissional para a cirurgia, feita de forma compartilhada com a equipe santista.
“Identificamos o potencial doador, conversamos com a família e obtivemos a autorização para a doação. Agora, as córneas seguem para o Banco de Olhos do Tatuapé, para serem disponibilizadas a quem precisa”, explica Maria de Fátima da Silva, médica da Secapt que participou do procedimento.
Desde março de 2022, a equipe da Secapt está capacitada para a captação de córneas, desde o momento da abordagem dos familiares, a quem cabe a autorização para a doação, até o acompanhamento do procedimento de enucleação dos globos oculares e o encaminhamento para o banco de olhos.
“Santos dá atenção especial à área da Saúde e temos atuado para a constante capacitação de nossas equipes. O trabalho executado pela Secapt é muito importante, pois além da técnica, traz esperança às pessoas que aguardam a doação. É mais que um ato médico, é uma ação de carinho e respeito ao próximo”, afirma o prefeito Rogério Santos.
A conscientização da população em torno da importância da doação de órgãos também faz parte do trabalho da Secapt, não apenas durante a sensibilização das famílias que perderam entes queridos, mas em eventos durante todo o ano.
“A doação de órgãos e tecidos é um ato de amor, ao permitir a sobrevivência ou a melhora da qualidade de vida de outras pessoas. É muito importante que a decisão desta família, ao autorizar a doação, ecoe junto a tantas outras que venham a ter a oportunidade de realizar o mesmo gesto”, destaca o secretário de Saúde, Adriano Catapreta.
Quem pode doar
A doação da córnea pode ser feita por pessoas que tiveram morte por parada cardíaca ou morte encefálica. A retirada deve ser em um tempo igual ou inferior a 6 horas, com idade acima ou igual a dois anos e abaixo de 80. Outros fatores podem fazer com que o prazo de retirada seja maior, podendo chegar até 24 horas (neste caso, o corpo do doador deverá estar sob refrigeração).
Podem ser doadores pessoas que tenham miopia, hipermetropia e astigmatismo; conjuntivite, mas que já esteja curada; que usem óculos ou lentes de contato; portadores de câncer que não seja leucemia, linfoma ou câncer ocular.
Não é recomendado que pessoas com linfomas ativos e leucemias façam a doação da córnea. Também devem ser evitados portadores de hepatites B ou C; HIV; infecção generalizada; endocardite bacteriana; raiva; leptospirose; sífilis.