Os taekwondistas de Santos Giovanni Albin e Larissa Rossi, ambos da Fupes, voltaram a se destacar em competições internacionais. Dessa vez, eles conquistaram a medalha de ouro no Peru Open da modalidade, disputado no último dia 5. Mais do que subir ao lugar mais alto do pódio, conquistaram pontos importantes para o ranking mundial e ajudaram o Brasil com o título geral da competição.
Os lutadores fazem parte do Projeto Radar 2008, uma parceria da Confederação Brasileira de Taekwondo e o Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Giovanni, até 54kg, venceu dois adversários do Peru e um do Equador, todos por 2 a 0, para ficar com o título. Ele ainda assumiu a 4ª colocação no ranking mundial da categoria.
“Consegui montar uma boa estratégia para vencer a competição. Estava bem confiante por conta das últimas competições. Agora sigo trabalhando firme para subir ainda mais no ranking mundial”, disse Giovanni.
Larissa Rossi, até 53kg, venceu as adversárias de Chile e Equador para ficar com o ouro, ficando em 13º lugar no ranking mundial. “Foram lutas difíceis, com atletas experientes, mas estava confiante com meus resultados nas últimas competições, e consegui superá-las. Estou muito feliz com o meu desempenho neste ano”.
O treinador da Fupes e da seleção brasileira Rodney Saraiva também voltou a ser eleito o melhor técnico da competição no feminino. O próximo desafio é o França Open que acontece nos dias 26 e 27 de novembro em Paris. “A partir de dezembro já estaremos com a preparação voltada para o Grand Slam, que é o campeonato que dá a vaga para a seleção brasileira em 2023. Nossa meta é colocá-los como titulares da seleção adulta”, disse o técnico, destacando todas as conquistas internacionais obtidas pela dupla neste ano.
CAMPEONATO MUNDIAL SÊNIOR
Titulares da seleção Brasileira adulto, Gabriele Siqueira (+73kg) e Henrique Marques (-80kg), da RS Team/Fupes, já embarcaram para disputar o Campeonato Mundial Adulto de Taekwondo, que será realizado de 13 a 20 de novembro, em Guadalajara, no México.