Novembro Azul: ações em Santos intensificam cuidado com a saúde de quem tem próstata
31/10/2022A partir desta terça-feira (1º), as policlínicas de Santos oferecerão um amplo check-up, de segunda a sexta, das 8 às 16h. Os exames laboratoriais serão solicitados pela equipe de enfermagem, a partir da livre procura dos interessados na unidade de referência do bairro em que residem, sem a necessidade de agendamento prévio de consulta com enfermeiro.
Além de testes rápidos e aconselhamento sobre infecções sexualmente transmissíveis, serão realizadas coletas para exame de sangue completo com contagem de plaquetas, colesterol total e frações, ureia e creatinina (para avaliar a função renal), TGO e TGP (para avaliar a saúde do fígado), TSH e T4 (tireoide).
Às pessoas com mais de 45 anos, será incluído ainda o PSA, que pode indicar a presença de um tumor na próstata. Em caso de valores alterados no resultado, o paciente é encaminhado a um urologista para que a hipótese diagnóstica seja confirmada ou descartada a partir de exames complementares.
“Nosso objetivo é fazer um grande chamamento, independentemente da idade, pois entendemos que a saúde deve ser avaliada de forma integral em qualquer fase da vida. Importante recordar ainda que as doenças cardiovasculares estão entre as que mais levam a óbito no País e o acompanhamento da hipertensão, uma de suas principais causas, é feito na policlínica”, destaca o secretário de Saúde, Adriano Catapreta.
As policlínicas estarão caracterizadas em azul, além da exposição de cartazes com os temas Violência, Alcoolismo, Tabagismo, Câncer de Próstata e Câncer de Cólon e Reto, que fazem parte da Política Nacional de Saúde do Homem.
Nos grupos de Insulinodependentes, as policlínicas abordarão o tema ‘Disfunção Erétil e Diabetes’. O Novembro Azul também permeará as caminhadas do Pelotão da Saúde e os encontros e apresentações do Movimente-se com a Música e com a Dança ao longo do mês de Novembro.
CÂNCER DE PRÓSTATA
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o risco de desenvolver o câncer de próstata aumenta conforme o avanço da idade. Estima-se que a cada 10 pessoas com a doença, 9 tenham mais de 55 anos. Quem tem histórico de câncer de próstata na família também está mais propenso à doença, além das pessoas com sobrepeso e obesidade.
Em 2021, 61 pessoas morreram em Santos por câncer de próstata. Em 2022, foram contabilizados 44 óbitos pela doença.
“O câncer de próstata, assim como o de mama, tem grande possibilidade de cura quando detectado precocemente. Em sua fase inicial, não costuma apresentar sintomas e, por isso, é fundamental realizar anualmente o check-up, para que possamos o mais breve possível fazer o diagnóstico e tratar”, complementa Catapreta.
Quando o câncer de próstata apresenta sintomas, os mais comuns são dificuldade para urinar, demora em começar e terminar de urinar, sangue na urina, diminuição do jato de urina e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.