Santos volta a vacinar neste sábado (17) e domingo (18), das 9h às 15h30, em policlínicas selecionadas. Estarão disponíveis doses para as campanhas contra a covid-19, gripe, poliomielite (paralisia infantil) e multivacinação.
No sábado, as policlínicas da Ponta da Praia (Praça Primeiro de Maio, s/nº), Vila Mathias (Rua Xavier Pinheiro, 284), Morro Nova Cintra (Rua José Ozéas Barbosa, s/nº) e Castelo (Rua Francisco Barros Melo, 184) oferecem todos os imunizantes. As unidades do Gonzaga (Rua Assis Corrêa, 17) e Martins Fontes (Rua Luiza Macuco, 40) também vacinam, mas não aplicam doses da Coronavac, única vacina contra a covid-19 destinada para crianças de 4 anos de idade. No domingo, a policlínica de referência em toda a Cidade é a do Morro Nova Cintra.
A campanha contra a poliomielite segue com baixa procura no Município. Dentro do público-alvo de 16.982 crianças de um ano a menores de cinco anos, apenas 4.380 receberam a dose adicional ofertada pela campanha, resultando em uma cobertura vacinal de 25,8%, abaixo da meta de 95% estipulada pelo Ministério da Saúde.
Já a campanha de multivacinação, que visa atualizar o calendário vacinal de menores de 15 anos com imunizantes em atraso, aplicou 5.301 doses até o momento. A cobertura acumulada das doses de rotina do ano de 2022 está em torno de 70%. Além do público-alvo, também há imunizantes destinados ao público adulto.
As vacinas disponíveis na campanha de multivacinação, a depender da idade, são: hepatite A e B, pentavalente, pneumocócica 10 valente, poliomielite (oral e injetável), rotavírus, meningocócica, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), DTP, varicela (catapora), HPV, dupla adulto (difteria/tétano) e meningocócica ACWY.
As doses da hepatite B, febre amarela, tríplice viral e dupla adulto (difteria/tétano) estão disponíveis para adultos.
Para se vacinar, o munícipe deve apresentar documento com foto, comprovante de residência e cartão SUS. O cartão pode ser feito na hora, na própria policlínica. A multivacinação exige a apresentação da carteira de vacinação. Os imunossuprimidos devem mostrar laudo médico ou receita comprovando a condição, e os trabalhadores da saúde precisam exibir documento atestando vínculo ativo com serviço da área ou a carteira do conselho de classe.
Confira a relação com os públicos para cada campanha:
POLIOMIELITE
Atualização vacinal – Crianças de 2, 4 e 6 meses
Dose adicional – Crianças de 1 ano a menores de 5 anos
MULTIVACINAÇÃO (atualização vacinal)
hepatite A e B
pentavalente
pneumocócica 10 valente
rotavírus
meningocócica
febre amarela
tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba)
tríplice bacteriana DTP (difteria, tétano e coqueluche)
varicela
HPV
dupla adulto (difteria, tétano)
meningocócica ACWY
Crianças e adolescentes – zero a menores de 15 anos (idade a depender do Calendário Nacional de Vacinação, estabelecido pelo Ministério da Saúde)
COVID-19
PRIMEIRA DOSE
Qualquer pessoa acima de 4 anos
SEGUNDA DOSE
Qualquer pessoa acima de 5 anos que tenha cumprido o intervalo da primeira dose
PRIMEIRA DOSE DE REFORÇO
Pessoas a partir de 12 anos de idade que tenham cumprido o intervalo da segunda dose ou da dose única, no caso da Janssen
SEGUNDA DOSE DE REFORÇO
Pessoas a partir de 30 anos de idade; imunossuprimidos a partir de 12 anos de idade e trabalhadores de saúde que tenham cumprido o intervalo de 122 dias (4 meses) da dose anterior
GRIPE
Qualquer pessoa a partir de seis meses