Os atletas de taekwondo da Fundação Pró-Esporte de Santos (Fupes) voltaram a brilhar no exterior. Depois das medalhas conquistadas na President’s Cup, nos Estados Unidos, os lutadores subiram ao pódio no Costa Rica Open, competição que soma pontos no ranking internacional da modalidade.
O grande destaque santista foi Giovanni Aubin (Unip), da categoria até 53 quilos. Além de conquistar a medalha de ouro, ele ainda levou o troféu de melhor atleta da competição.
Para subir no lugar mais alto do pódio, ele venceu representantes de Porto Rico, Nicarágua e Argentina. “Junto com meu técnico, fizemos uma boa estratégia e consegui encaixar bem meus pontos e ter uma boa performance na competição”, disse Giovanni.
Gabriele Siqueira também ficou com o título na Costa Rica e Henrique Marques e Larissa Rossi ganharam a medalha de bronze, todos representantes do Brasil e sob orientação do mestre Rodney Saraiva, também professor da Fupes.
O grupo faz parte do Projeto Radar 2028, uma parceria do Comitê Olímpico Brasileiro e a Confederação Brasileira de Taekwondo. O objetivo é detectar futuros atletas com potenciais olímpicos, na faixa etária de 17 a 23 anos.
“O objetivo é dar a oportunidade desses atletas participarem de competições e treinamentos internacionais, visando os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028”, explicou Saraiva, técnico da seleção santista e do projeto.
Na semana passada, Larissa Rossi garantiu a medalha de prata, Henrique Marques, o bronze, e o técnico Rodney Saraiva foi eleito o melhor atleta da categoria masculina, na President’s Cup, nos Estados Unidos.
Os lutadores da Fupes voltam a competir nos dias 3 e 4 de setembro, quando representarão a cidade de Santos nos 64º Jogos Regionais.