Com o objetivo de fortalecer o diálogo com a sociedade civil, a Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Santos quer trazer à tona o debate sobre a situação do trabalho envolvendo crianças e adolescentes, durante o Seminário Municipal sobre Trabalho Infantil: desconstruindo velhos paradigmas. No evento também haverá o lançamento de um portal exclusivo para tratar do assunto.
“O trabalho infantil não está apenas distante de nós, naquela criança na carvoaria ou aquela que quebra pedra ou ainda corta cana. Muitas vezes, está no nosso cotidiano e não percebemos. Temos que fazer essa reflexão o tempo inteiro com a sociedade e reavaliar nossas práticas”, destaca o chefe de Departamento de Proteção Social Especial, Rodrigo Lachi.
A ação está marcada para o dia 22 e terá a jornalista e gestora do projeto Criança Livre de Trabalho Infantil, Bruna Ribeiro, como convidada especial. Ela é ainda autora do livro Meninos malabares – retratos do trabalho Infantil no Brasil.
O evento também faz alusão ao Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, ocorrido em 12 de junho – data instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) – e serve de alerta mundial. “Afinal, é preciso ainda quebrar tabus e velhos paradigmas”, reforça Lachi.
“É comum ouvir: melhor trabalhar do que roubar ou quem trabalha cedo fica esperto antes. Mas são todos mitos que incentivam as crianças a iniciar no trabalho precocemente e que vão trazer prejuízos para elas no futuro. Então, o seminário visa sensibilizar a sociedade sobre os prejuízos que o trabalho infantil traz para as crianças e adolescentes”.
Portal
Durante o evento haverá o lançamento do portal chamado Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil). Neles, estarão reunidas informações sobre legislação, notícias, ações do Município para o combate ao trabalho infantil, bibliografia sobre o tema, entre outros dados.
“Será um portal da Prefeitura que vai congregar todas essas informações. Vai ser um espaço de constante atualização para que seja uma referência no tema”, acrescenta Lachi.
O seminário será na Universidade São Judas, no auditório Carandá II (Rua Comendador Martins, 52, Vila Mathias), das 9h às 12h. A entrada é gratuita e não é necessário se inscrever antes.