Escritor santista e servidor público da Cidade, Ronaldo Andrade participa da 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, ao lado de 17 autores, no lançamento do livro ‘Coletânea da Academia Contemporânea de Letras – em prosa e verso’ (Editora Conejo), que terá sessões de autógrafos nos dias 5 e 10 de julho, às 15h, no Expo Center Norte, local do evento.
Ronaldo integra a coletânea com o texto ‘Santos, cidade de alma portuguesa’, que aborda referências e semelhanças da nossa cidade com Portugal em diversos aspectos: arquitetura, gastronomia, cultura e especialmente nos laços familiares.
Esta é a terceira vez que o funcionário do Departamento de Formação e Pesquisa Cultural da Secretaria de Cultura participa da Bienal. Com 182 expositores e homenageando Portugal e sua literatura, a 26ª Bienal do Livro de São Paulo e vai até 10 de julho.
Carreira
Jornalista e fotógrafo, Ronaldo cursou oficinas de roteiro e escrita ministradas por nomes consagrados como Aguinaldo Silva e Pedro Bial, e também fez parte de outras coletâneas publicadas no País. Em Portugal, onde morou por três anos e meio, o escritor santista participou de três edições da ‘Feira do Livro de Lisboa’, com o lançamento dos livros ‘A mulher do comboio’ (publicação independente) e ‘Eleição de síndico’ (Chiado Editora), obra posteriormente traduzida para o espanhol (Editora Letraviva) e lançada na Feira do Livro de Buenos Aires.
“Fico feliz em participar desta edição da Bienal que homenageia Portugal, assim como ter como patrono da minha cadeira na Academia Contemporânea de Letras (ACL) o escritor português José Saramago, cujo centenário de nascimento é celebrado neste ano”, declarou Andrade.