Representando a cidade de Santos, a nadadora Ana Marcela Cunha (Unisanta/Fupes) não para de fazer história. Nesta quinta-feira (30) ela conquistou o pentacampeonato mundial na prova de 25 quilômetros do Campeonato Mundial de Águas Abertas, em Budapeste, na Hungria.
É a terceira dela nesta edição da competição e a 15ª do seu currículo, tornando-se a maior medalhista mulher da história em mundiais, se igualando à holandesa Edith Van Dijk.
Ana Marcela terminou a prova com o tempo de 5h24min15s, chegando na frente da alemã Lea Boy, com a prata, por apenas dois décimos, e da holandesa Sharon van Rouwendaal, com o bronze.
Além dos cinco ouros nos 25km, são dois ouros e três bronzes nos 5km, uma prata e três bronzes nos 10km, e teve também uma medalha de prata por equipes. Em Budapeste, neste ano, ela já tinha sido campeã dos 5km e bronze nos 10km.
Durante toda a prova, que foi realizada com temperatura na casa dos 33ºC, Ana Marcela se manteve no primeiro pelotão.
“Eu nem sabia se eu ia nadar essa prova. Até o fim, eu tentei manter o máximo de técnica possível para não sentir dor no corpo. Tentei economizar energia. O que faz muita diferença é o que eu já vivi. Poucas pessoas sabem o que é perder uma Olimpíada, não nadar bem em casa, e saber dar a volta por cima. Ao longo de 16 anos de carreira, aprendi muita coisa, então soube ter sangue frio e esperar o momento”, disse a campeã olímpica e mundial.