Os containers são uma tendência inovadora na arquitetura
Os containeres na arquitetura vêm ganhando cada vez mais espaço. Os cofres normalmente usados para transportar cargas em navios e caminhões estão sendo muito usados como elemento construtivo, oferecendo beleza, praticidade e originalidade.
Considerado como uma solução sustentável e de baixo custo, o contêiner tem sido reutilizado de diversas formas, tanto comercial quanto residencial. Mas vale ressaltar que para a utilização deste material é necessário que o container passe por um processo de tratamento, como limpeza, funilaria, serralheria e pintura e descontaminação contra germes químicos, biológicos e radioativos.
Vantagens e desvantagens da utilização do container na arquitetura:
Fundação: Uma das vantagens da utilização de containers na arquitetura é não precisar de fundação (na maioria das vezes), preservando a característica de mobilidade. Geralmente, a construção é apoiada em pontos estruturais, as sapatas.
Impermeabilização: Com a utilização de containers, é preservado quase que 85% do seu terreno, ou seja, não há uma grande movimentação de terra e o relevo é preservado, permitindo o escoamento da chuva.
Vantagens na utilização dos Containers:
- Rapidez na execução;
- Economia de recursos naturais, como areia, tijolo, cimento e água;
- Flexibilidade;
- Durabilidade
- Baixo Custo, se for bem administrada a obra;
- Obra mais limpa;
Desvantagens e cuidados na construção em containers:
- Mão de obra especializada, principalmente para fazer cortes de janelas e portas;
- Requer um bom isolamento térmico e acústico;
- Dificuldade na hora de fazer um financiamento, pois a legislação ainda está muito crua sobre a utilização deste material;
- Necessidade de um espaço para o tráfego de guindastes, na hora de transportar;
LEIA TAMBÉM: