Com a proximidade do inverno, as temperaturas começam a cair em todo o país, o que demanda um cuidado extra com a saúde
O inverno brasileiro começa no dia 21 de junho, mas ainda durante o outono os termômetros começam a marcar a queda na temperatura. Em maio deste ano, algumas cidades brasileiras amanheceram cobertas por neve e com mínimas de -2,4ºC, como o município de Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina. Essa geada, em específico, foi desencadeada pelo fenômeno La Niña, e especialistas alertam para a aproximação de novas frentes de frio intenso por todo o país nos próximos meses.
Junto das temperaturas mais baixas, chega também o aumento no número de casos de doenças respiratórias. O Ministério da Saúde divulgou uma nota no final de maio alertando para os cuidados com a saúde durante o inverno, especialmente nas regiões onde a umidade do ar diminui e propicia o aparecimento de infecções respiratórias. Como medida preventiva, se recomenda a imunização na Campanha de Vacinação Contra a Gripe.
O uso de máscaras, especialmente em lugares fechados e com aglomeração, assim como na pandemia da Covid-19, pode colaborar para que a contaminação não atinja níveis alarmantes. Outros aliados na prevenção contra doenças respiratórias são os cuidados rotineiros, como manter as mãos higienizadas, beber bastante água, praticar atividade física e se alimentar adequadamente.
Alimentação x Imunidade
Manter o sistema imunológico fortalecido é essencial para garantir que o tempo frio não traga prejuízos à saúde. Uma cartilha elaborada pelo Setor de Alimentação e Nutrição, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, aborda a correlação entre alimentação e imunidade, e conclui que, embora não existam superalimentos, o consumo adequado de alimentos oferece o suporte para uma melhora na saúde.
Dentre os nutrientes indicados para manter um bom equilíbrio do sistema imunológico, estão as proteínas, ácidos graxos, ômega 3, ferro, zinco, selênio e vitaminas (A, B, C, D e E). Essas substâncias nutritivas podem ser encontradas em carnes, ovos, castanhas, legumes, verduras, frutas e grãos.
O poder das vitaminas
Certamente, você já deve ter ouvido falar sobre as vitaminas do complexo B. Elas são famosas porque são as responsáveis por contribuir para o funcionamento das células de defesa e do sangue. Isso significa, portanto, que, para fins de fortalecimento da imunidade, são indispensáveis.
As principais fontes das vitaminas do complexo B são as carnes vermelhas, carne de porco, frutos-do-mar, peixes, ovos, leites e derivados, brócolis, cogumelos, lentilha, farinha de soja, amendoim, abacate, banana, nozes, lentilha, aveia, ameixa e batata-inglesa.
Mas, atenção: mesmo que se saiba quais alimentos ajudam no fortalecimento do sistema imunológico, não se deve negligenciar o acompanhamento com nutricionista. Esse profissional é quem poderá designar uma rotina alimentar balanceada e voltada para as necessidades e carências nutricionais de cada indivíduo.