Mundo Pet Saúde

Cães da Guarda Municipal de Santos integram projeto terapêutico

11/05/2022
Divulgação/Prefeitura de Santos

Pacientes de hospitais, asilos e entidades assistenciais que lidam com pessoas com deficiência, ganharão, em breve, um reforço especial no seu tratamento em Santos. O canil da Guarda Civil Municipal (GCM) será preparado para atuação nestes locais, por meio da cinoterapia, uma terapia realizada com o auxílio dos cães.

Para isso, os agentes responsáveis pelo canil da GCM iniciaram, na terça-feira (10/5), treinamento com a Guarda Civil Metropolitana de São Paulo. A capacitação deve durar até o final do semestre. A atividade já é desenvolvida na Capital Paulista.

A atuação terapêutica dos cães ampliará os serviços prestados pelo Canil, que já atua em operações de segurança e também realiza apresentações de show dog e agility em escolas e eventos do Município.

No primeiro dia da capacitação, seis GCMs de Santos acompanharam a corporação paulista em ação no Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo. Alusiva ao Dia das Mães, a atividade percorreu a ala de geriatria da unidade, entregando flores e promovendo interação entre cães e pacientes. Na próxima semana, a ação se estende ao setor de oncologia infantil do hospital.

O treinamento, com atividades teóricas e práticas, será realizado tanto na base paulista quanto no canil da GCM de Santos. Na Cidade, contará com a presença dos cinco cães que compõem o plantel: Argos, Hórus, Logan, Ozzy e Gaia.

Cinoterapia
Em grego, “cino” quer dizer “cachorro”, portanto o termo “cinoterapia” se refere à terapia realizada com o auxílio de cães – apesar de outros animais como gatos e cavalos também prestarem este papel nos dias atuais. A cinoterapia é um tratamento complementar aos tradicionais, tornando a experiência do paciente mais agradável. Além disso, o contato com animais amáveis, dóceis e brincalhões também contribui com o bem-estar de pessoas de diferentes faixas etárias e condições de saúde.