Santos Saúde

Santos inscreve para vacinação de acamados contra gripe e covid-19

29/04/2022
Divulgação/Prefeitura de Santos

Santos está com as inscrições abertas para a vacinação de acamados contra a gripe e a covid-19. A vacina contra a gripe está atualmente voltada para idosos com mais de 60 anos. No caso da covid-19, o acamado será contemplado com a dose de que necessitar, de acordo com o seu esquema vacinal (e cumprimento de intervalo da dose anterior), idade e condição de saúde.

Os pacientes da Seção de Atendimento Domiciliar da Prefeitura de Santos não precisam se cadastrar, pois já estão automaticamente contemplados. Para os demais, é necessária a inscrição, mesmo que já tenham sido atendidos em etapas anteriores da vacinação contra a covid-19 ou em anos anteriores pela gripe.

As doses de gripe e covid-19 serão aplicadas no mesmo dia, em braços diferentes, para os acamados com mais de 60 anos. Não haverá possibilidade de reagendamento.

Para ter acesso à vacina em domicílio, o acompanhante e/ou cuidador deve fazer a inscrição na policlínica de referência do endereço do acamado e preencher um requerimento com informações. É necessário apresentar documento com foto do acamado, comprovante de residência e documentos da condição de saúde da pessoa (receita médica, laudo, exames). Se a pessoa a ser vacinada estiver dentro dos requisitos, quem fez a inscrição recebe um comprovante, que deve ser guardado até que a vacina seja aplicada.

São consideradas acamadas as pessoas que necessitem de cuidados de saúde dentro de sua residência, pela total impossibilidade de se deslocarem à policlínica. São pessoas que não conseguem se locomover de forma alguma.

As equipes vacinam de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h, sem agendamento prévio. Se necessário, a aplicação das doses poderá ocorrer aos finais de semana. A inscrição será automaticamente cancelada se, no ato da visita, o acamado não estiver na residência ou não abrirem a residência para a entrada da equipe.

Acompanhantes, cuidadores ou qualquer outro morador do domicílio não serão vacinados. Todos os demais devem seguir o cronograma do público-alvo e se dirigir até a policlínica.

A aplicação só será feita na data correta do prazo e entre os grupos que estão sendo vacinados no município (o fato de ser acamado não dá direito à vacina caso o grupo da pessoa não esteja sendo contemplado com a vacinação na cidade).