A crise inflacionária que acomete o mundo vem afetando a vida do brasileiro de forma visível há um tempo. Com a guerra entre Rússia x Ucrânia em curso, uma das consequências será um aumento dessa inflação, segundo o economista Fabrizio Pierdomenico.
“Nós temos um produto muito importante da Rússia que os preços já explodiram, o Petróleo. Há dez dias atrás estava na casa dos 93 dólares e agora já bateu 115. E essa conta vai chegar aqui”, afirma Fabrizio, que também é especialista em comércio exterior.
Além disso, Rússia e Ucrânia representam cerca de 30% de toda a produção de trigo no mundo. E mesmo que o Brasil não seja um comprador fiel do produto oriundo dos dois países, ainda assim será afetado. “O Brasil raramente compra trigo dos dois países, mas você pensa: se tirar 30% do mercado atual, quem tem trigo consequentemente vai aumentar os preços, pois a demanda vai aumentar”, explica.
O grande impacto real da guerra na economia será na inflação, segundo Fabrizio, os principais itens serão milho, trigo e os fertilizantes, além do petróleo. “Vai ter uma crise de abastecimento mundial, não só do Brasil, essa guerra vai contaminar a cadeia mundial desses quatro produtos”, pontua, “Quando falo de combustível, temos em mente que o mesmo é matéria prima de quase tudo, seja logística, transporte de cargas ou de passageiros, no dia-a-dia, enfim”.
O economista ainda aponta que a curto prazo, o impacto inflacionário será percebido rapidamente, enquanto a médio prazo, caso falte fertilizantes, começaremos a ter menor produção de soja e milho no Brasil e no mundo, sendo assim, teremos aumento no preço destes produtos e, consequentemente, seus derivados e dependentes como a carne, o pão, a gasolina entre outros. “Quanto mais durar, mais irá aumentar”, finaliza.
Confira um trecho da entrevista com o economista: