Baixada Santista Política

Prefeito de Santos conclui presidência do Condesb e faz balanço de gestão

23/02/2022
Isabela Carrari/PMS

O prefeito de Santos, Rogério Santos, encerrou, na manhã desta terça-feira (22), seu mandato como presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), durante reunião do colegiado, no Centro de Controle Operacional (CCO) da Prefeitura.

Eleito presidente em janeiro de 2021, por decisão unânime, o chefe do Executivo santista permaneceu na função por um ano. Nesse período, destacou o enfrentamento à pandemia de covid-19 como o maior desafio do conselho.

“Foi um período desafiador. Decisões que deixaram de ser solitárias e passaram a ser solidárias, com comprometimento de todos os prefeitos, integrantes do conselho e do Governo do Estado para salvar vidas. Tivemos soluções delicadas como o lockdown, por exemplo, além da busca por mais leitos e vacinas. Mas sempre pensando de forma conjunta e estratégica”, disse Rogério.

Ele também salientou conquistas importantes no período como o Plano Metropolitano de Mobilidade Sustentável e Logística (PRMSL-BS), promovido pelo Programa Euroclima+, da União Europeia. Financiado pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), o programa tem aporte financeiro de 500 mil euros (cerca de R$ 3 milhões) e é gerenciado pela Agem (Agência Metropolitana da Baixada Santista).

O PRMSL-BS apresenta alternativas no âmbito regional para alcançar padrões adequados ao transporte de pessoas e cargas, reduzindo as emissões de gases do efeito estufa (GEE), de partículas poluentes e o consumo de energia não renovável, contribuindo para diminuir os efeitos das mudanças climáticas.

Além disso, o prefeito ressaltou o Selo Metropolitano de Turismo como outro avanço importante. O projeto facilita a circulação de ônibus e micro-ônibus de turismo entre as cidades da Baixada para viagens de um dia ou pernoite, fomentando assim a economia local.

A prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, foi eleita presidente para a nova gestão e terá como vice a chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Regional, Juliana Maria Ogawa.