É preciso definir metas concretas e tangíveis, de acordo com a sua realidade
Se a pessoa não sabe para onde quer ir, tanto faz o caminho. A psicanalista Andrea Ladislau cita uma frase do clássico “Alice no país das Maravilhas” para ilustrar e necessidade de estabelecer metas claras e factíveis, para evitar frustrações.
Pode parecer um lugar-comum falar em metas de ano novo, mas planejar e trabalhar para os objetivos serem alcançados é fundamental para que não quer ficar marcado passo na vida — ou regredir.
“Podem ser metas de emagrecimento, mudanças de emprego, escrever um livro, casar, viajar, ter filhos, eliminar dívidas, mudar de país, entre outros. Não importa. O grande desafio é tirar os desejos do papel, eliminar a procrastinação, concretizar os sonhos e não permitir que uma meta não concluída, por qualquer que seja o motivo, se transforme em frustração, sensação de fracasso ou sofrimento”, explica a psicanalista.
“A definição de propósitos e a busca por conquistar objetivos são ações benéficas que contribuem para o aumento da autoestima, o fortalecimento do ego, a renovação do ânimo, a diminuição do estresse e a injeção motivacional. Além disso, propicia saudáveis mudanças comportamentais e promovem o autoconhecimento”, completa.
Metas bem definidas e alcançáveis
Definir (e cumprir) metas de Ano Novo é um assunto delicado pois sempre fica no nível abstrato: não há fórmula mágica, o que funciona para um pode não ser eficaz para outra pessoa; ou muitas vezes atingir o objetivo não depende exclusivamente do esforço pessoal de quem o define.
No entanto, segundo a psicanalista Andrea Ladislau, é possível traçar alguns parâmetros. “É muito importante definir metas concretas e tangíveis. Objetivos reais e alcançáveis. Um dos grandes erros é não se atentar para a viabilidade do que está sendo estabelecido. Definir metas incompatíveis com a sua realidade, pode ser um prato cheio para a frustração”, argumenta.
“Também não adianta fazer uma lista gigantesca de metas. Quantidade não é sinônimo de qualidade ou de perfeição. Comprometa-se com o que dará conta de ser cumprido, para os objetivos não serem adiados”, completa.
A grande sabedoria é não permitir que as metas se transformem em peso nas costas. Isso é muito comum, quando estabelecemos metas pessoais e, ao findar do ano percebemos que nem tudo o que foi estabelecido, foi cumprido. Desta forma, carregamos para o novo ano “dívidas” e cobranças mentais indesejáveis.
A psicanalista alerta para não se desanimar com fracassos pontuais ao longo desta trajetória. “Transforme suas frustrações em gatilhos para a obtenção de força na busca de caminhos mais assertivos”, orienta.
Andrea Ladislau explica que é importante identificar quais “crenças bloqueadoras” precisam ser derrubadas para que novos resultados apareçam. “Mas cuidado para não transformar o estabelecimento de metas em uma competição consigo mesmo”, adverte.
COMO ESTABELECER E ATINGIR OBJETIVOS
A consultora em Recursos Humanos Cecília Barcante dá orientações que podem ser aplicadas tanto na atividade profissional quanto em qualquer outro aspecto da vida:
1 – Seja específico: Não adianta pensar questões muito complexas ou com subjetividades. Estabeleça metas claras, como “fazer um curso de inglês” ou “tirar a carteira de motorista”.
2 – Tenha foco: Não desperdice as oportunidades. Vá em busca daquilo que realmente importa.
3 – Seja coerente: Coloque metas que sejam alcançáveis em um ano.
4 – Tenha motivação: Crie o hábito de ter pequenas metas que possam ser alcançadas ao longo do dia. São gestos mais simbólicos, mas extremamente efetivos.
5 – Lute para conquistar: Não desista das metas. Se necessário, mude a estratégia para alcançá-la.
Evite a procrastinação!
Procrastinar é o costume de adiar ações, utilizando sempre um pretexto. A terapeuta Erika Thiele sugere algumas estratégias para driblar este comportamento:
• Estabeleça poucas metas para evitar se desviar dos objetivos
• Escolha uma data para atingir o objetivo, evite metas imediatas e irreais
• Escreva o objetivo em algum local onde possa consultar sempre e materialize a conquista em sua mente diariamente
• Determine objetivos que façam sentido para você, não vá por escolhas ou opiniões dos outros.