Revisar o carro antes de pegar a estrada evita imprevistos
As férias de verão estão chegando. Se você planeja viajar com seu automóvel, é importante fazer a revisão automotiva e realizar a troca dos filtros de ar do motor, óleo, combustível e de cabine, a fim de garantir o bom funcionamento do veículo e a segurança dos passageiros durante os deslocamentos.
Avaliar o sistema de lubrificação é fundamental numa revisão automotiva, pois ele é o responsável pela proteção contra o desgaste e a quebra de peças. Os filtros de óleo agem eliminando as impurezas resultantes da fricção das peças móveis do motor e da combustão. A troca deste filtro de ver feita sempre junto com a troca do óleo do motor.
Nos filtros de combustível, o prazo para a troca deve seguir conforme as recomendações do fabricante do veículo. A principal função dos filtros de combustível é impedir que as impurezas do combustível e do tanque cheguem ao sistema de injeção. A dificuldade para arrancar ou na hora de acelerar é sinal de que o filtro está sujo ou entupido.
Já o filtro de ar do motor é o responsável pela entrada de ar no motor e também por impedir a entrada e a circulação de poeira abrasiva no seu interior, que pode provocar o mau desempenho do motor e o aumento do consumo de combustível. Quando este filtro está sujo, a recomendação é que ele seja trocado. O prazo para a troca pode variar dependendo do uso do veículo, como rodar em cidades ou regiões rurais.
Os filtros de cabine, responsáveis pela purificação do ar dentro do automóvel, são fundamentais para purificar o ar e reter as impurezas que entram pelos dutos de ventilação. A troca desses filtros evita a concentração de poluentes dentro do veículo e, principalmente, o acúmulo de bactérias e partículas prejudiciais à saúde. Em ambientes urbanos, onde a concentração de impurezas é maior, a recomendação é que os filtros de cabine sejam trocados no prazo de seis meses a um ano, no máximo.
VEJA TAMBÉM
Dá para confiar em posto sem bandeira?
O consumidor pode abastecer o veículo em postos de combustíveis que não possuem uma bandeira? Confira no vlog da coluna:
…
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.