Modelo de gestão da visitação protagonizado pela comunidade, o Turismo de Base Comunitária (TBC) é uma forma de empoderar a população promovendo seu desenvolvimento social e a conservação do meio ambiente. A cidade de Santos está iniciando o processo para estabelecer roteiros desse segmento em diversas regiões como Morros, Área Continental e Zona Noroeste.
Na segunda-feira (22/11), uma equipe da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo realizou uma visita técnica no Monte Serrat para avaliar os atrativos da região e definir as bases para o estabelecimento de um roteiro de TBC neste morro.
Os servidores foram guiados pela manicure Simone Carolino Rodrigues, moradora do morro há 49 anos, que explicou diversos detalhes e curiosidades. O grupo passou por pontos turísticos já conhecidos como o antigo cassino, a Igreja de Nossa Senhora do Monte Serrat, as escadarias e seus nichos e a fonte do Itororó, além de caminhar por dentro da comunidade para conhecer a sua realidade.
COMUNIDADE
O TBC é realizado principalmente em comunidades tradicionais, ou seja, grupos que têm uma cultura diferente da predominante na sociedade e se reconhecem dessa forma. Alguns exemplos são as populações caiçaras, ribeirinhas, indígenas e quilombolas. Geralmente, o turista que procura esse tipo de roteiro está em busca de experiência de viagens mais intensas e diversificadas, presenciar belezas naturais e conhecer e aprender com comunidades visitadas.