Saúde

Falta de higiene pode levar à amputação do pênis

30/10/2021
Falta de higiene pode levar à amputação do pênis | Jornal da Orla

Por mais absurdo que possa parecer, é significativo o número de homens que precisam amputar o pênis por não limpar adequadamente o genital. A higienização inadequada do membro aumenta o risco de desenvolvimento de tumores, que evoluem lentamente —por isso, o paciente não percebe o problema e, quando vê, a doença já está em estado avançado.

Além do comprometimento do genital, o tumor pode se espalhar pelo resto do organismo e levar à morte. O urologista Stenio Zequi, do AC Camargo, explica que a amputação pode ser evitada se o paciente procurar um médico ao notar os primeiros sintomas.

Segundo o Ministério da Saúde, pelo menos 10.265 homens tiveram câncer no pênis entre 2016 e 2020. Este tipo de tumor corresponde a 2% de todos os casos de neoplasia maligna diagnosticada em homens.

A higiene íntima é negligenciada por muitos homens, principalmente os residentes nas regiões Norte e Nordeste, e também acabam não tendo a devida atenção das autoridades de saúde, que concentram esforços do Novembro Azul no combate ao câncer de próstata.

 

Sinais e sintomas

• Mudanças na pele, com área que fica mais grossa, alteração da cor, nódulo, ferida que sangra ou não cicatriza, erupção cutânea vermelha sob o prepúcio, pequenas feridas escamosas, crescimento de manchas marrom-azuladas planas, fluido malcheiroso ou sangramento sob o prepúcio.
• Inchaço na cabeça do pênis.
• Nódulos na virilha (quando o tumor alcança os gânglios linfáticos).

 

Condições inadequadas de higiene
Uma das causas da doença é a falta de acesso adequado à higiene íntima, decorrentes de baixas condições socioeconômicas e de instrução. Fazer a limpeza diária do pênis com água e sabonete é importante para evitar o acúmulo de secreções, que podem causar a proliferação de bactérias e infecções.
 

 

Fimose 
Ao fazer a higiene íntima, é importante expor a glande (cabeça do pênis) para fazer a limpeza adequada.  A fimose (excesso de pele que recobre a cabeça do pênis) não permite que a glande seja exposta e, dessa forma, a higienização do órgão fica prejudicada.

HPV e câncer de pênis
O papilomavírus humano (HPV), transmitido por meio de relações sexuais desprotegidas, é uma das causas da doença, além de também ser responsável por tumores no útero e ânus, por exemplo. Antecedentes de doenças sexualmente transmissíveis, como Aids, também aumentam o risco de câncer de pênis. Por isso, é importante utilizar preservativo, inclusive durante a prática de sexo oral.

 

Fumo é fator de risco para a doença
Fumar é um fator de risco para câncer de pênis. Se o fumante for portador do HPV, o risco é ainda maior.

 

A detecção precoce evita a amputação
Sempre que possível, são utilizadas técnicas que evitam a amputação do pênis, a fim de manter a função sexual, a aparência e a capacidade de urinar de pé. Porém, se o tumor é grande ou se encontra em estágio avançado, parte do pênis ou todo ele será retirado. Ou seja, com a detecção precoce da doença, são menores as possibilidades de amputação

 

ERROS NA HORA DE LAVAR O ÓRGÃO

1. Não usar sabão – apenas um jato de água não é capaz de higienizar o pênis. Portanto, é fundamental o uso do sabão. O ideal é fazer espuma nas mãos e passar no órgão genital e não aplicar o sabonete diretamente na região.

2. Lavar só parte externa do pênis- Para que a limpeza seja completa e eficaz o homem deve puxar para trás o prepúcio (pele que encobre a cabeça do pênis) e higienizar com água e sabão toda a área. As regiões dos testículos, virilha e ânus também não podem ser ignoradas.

3. Não lavar o pênis sempre- Além de limpar o membro durante o banho, o homem deve higienizar o pênis sempre após ejacular (relações sexuais ou masturbação). É importante remover todos os fluidos corporais, pois as bactérias podem se proliferar mais rapidamente quando eles ficam secos na pele.

4. Não secar o pênis depois de lavar- É fundamental enxugar bem toda a área, também puxando o prepúcio para trás, suavemente passando a toalha pelo membro, glande, virilha e testículos. Secar o pênis para que ele não fique úmido evita a proliferação de fungos.