A Rua Capitão João Salermo, na Ponta da Praia, terá mão única de direção, entre a Avenida Rei Alberto I e a Avenida Almirante Saldanha da Gama, nesse sentido, a partir das 10h desta terça-feira (9). Com a medida, a linha 4 do transporte municipal, que liga o bairro ao Centro, deixará de circular pela João Salermo.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) unificará a circulação com o objetivo de tornar mais seguro o movimento de pedestres e motoristas no cruzamento da via com a Rei Alberto, e, ainda, proporcionar maior fluidez ao trânsito. Com a implantação da mão única na João Salermo será eliminado um movimento veicular de acesso ao cruzamento com a Rei Alberto, com ganho para a segurança de todos os usuários. Ainda assim, na avenida serão instaladas lombadas (uma em cada sentido) para a redução da velocidade.
CAPACIDADE MAIOR
A unificação também facilitará o acesso ao sistema de balsas, pela João Salermo, que terá sua capacidade aumentada. Com a revitalização da Ponta da Praia, a via passou a registrar fluxo maior de veículos que, a partir dela, acessam a Avenida Saldanha da Gama com destino ao sistema de travessia de balsas. Também serão feitos ajustes na temporização semafórica no cruzamento das duas vias. "A nova proposta irá reduzir interferências e dará maior agilidade e segurança ao trânsito", ressalta a diretora de Planejamento e Projetos da CET, Luciane Beck.
TRANSPORTE
Com o sentido único na João Salermo, o itinerário da linha 4, que tem saída da Praça Almirante Gago Coutinho (plataforma C), será modificado, vigorando a partir da zero hora do dia 9. Ao sair da Av. Saldanha da Gama, o coletivo ingressará na Rua Antonio Guenaga (primeira quadra do Canal 7), seguindo depois o curso habitual.
Já às sextas-feiras, devido à feira livre montada na Avenida dos Bancários, o itinerário de ida também terá alteração. Depois de sair da Praça Gago Coutinho, seguirá direto pela Av. Almirante Saldanha da Gama.