Notícias

SP distribui mais de 474 mil doses da vacina da Fiocruz; Baixada receberá 22 mil

25/02/2021
SP distribui mais de 474 mil doses da vacina da Fiocruz; Baixada receberá 22 mil | Jornal da Orla

O governo do Estado de São Paulo está distribuindo mais de 474 mil doses da vacina contra COVID-19 da Fiocruz (Oxford/AstraZeneca) para início continuidade da campanha nas 645 cidades. A Baixada Santista, receberá 22 mil doses. Santos deverá ficar com a maior parte (10.145). Guarujá já confirmou o recebimento de 2,3 mil doses do imunizante.

 

As novas remessas visam à imunização dos idosos na faixa etária de 80 a 84 anos, público que passa a integrar a campanha na próxima segunda-feira (1º), bem como à conclusão dos idosos com idade entre 85 e 89 anos.

 

As doses chegaram na quarta-feira (24) e os caminhões já começaram a sair do Centro de Distribuição e Logística na capital, rumo aos Grupos de Vigilância Epidemiológica. A entrega para todos os locais será concluída até esta sexta-feira.

 

Os municípios deverão retirar os respectivos quantitativos nos GVE de sua região. As Prefeituras também são responsáveis por organizar o consumo de suas grades seguindo os critérios da campanha, programar o abastecimento da rede para imunizar todas as pessoas que integram os públicos-alvo.

 

A divisão das grades é baseada no quantitativo proporcional de vacinas previsto para São Paulo conforme o PNI (Programa Nacional de Imunizações), do Ministério da Saúde. O cálculo de distribuição para regiões e cidades tem como referência estatísticas populacionais e os públicos-alvo da campanha de vacinação contra a gripe de 2020.

 

A campanha de imunização contra a COVID-19 em São Paulo tem se desenvolvido conforme a disponibilidade das remessas do Ministério da Saúde. À medida que o governo federal viabilizar mais doses, as novas etapas do cronograma e públicos serão divulgadas pela Secretaria de Estado da Saúde.

 

A vacina da Fiocruz também requer aplicação de duas doses para que o esquema vacinal seja completo, com intervalo de 12 semanas entre as doses, conforme consta em bula e indicado pelo PNI.

 

Fases da campanha em SP

A primeira fase da campanha começou com profissionais de saúde, idosos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência com mais de 18 anos vivendo em instituições de longa permanência, indígenas aldeados e quilombolas. Este último grupo foi inserido no Plano Estadual de Imunização de São Paulo, mas não estava contemplado no PNI.

 

O PEI também definiu o início da segunda fase para 8 de fevereiro, contemplando idosos a partir de 90 anos e m idosos na faixa etária de 85 a 89 anos. A partir do dia 1º de março será iniciada a vacinação dos idosos entre 80 e 84 anos.  A inclusão de novos grupos populacionais é embasada no PNI.