Notícias

Aulas do Coral Zanzalá começam neste sábado (20)

19/02/2021
Aulas do Coral Zanzalá começam neste sábado (20) | Jornal da Orla

O curso on line gratuito ministrado pelo Coral Zanzalá, que vai ensinar os fundamentos do canto coral, tem início neste sábado (20). Pelo menos 86 pessoas participam dos encontros virtuais. O projeto tem inscritos até de Portugal, além de sete estados brasileiros e da Baixada Santista.

Dos encontros, participam pessoas com idades entre 16 e 55 anos, a maioria mulheres. Serão quatro aulas on-line em 20 e 27 de fevereiro, e 6 e 13 de março. Os alunos vão aprender sobre a divisão de vozes, como é cantar em conjunto, importância da expressão corporal e iniciação ao letramento digital (orientações sobre gravação de áudio e vídeo para formações de canto coral).

 

“Nosso principal objetivo é estimular as pessoas a cantar e mostrar que todo mundo pode fazê-lo. Foi muito bom descobrir que tem tanta gente interessada em aprender mais sobre canto coral e de tão longe. Será uma troca de experiências incrível”, afirmou Maria Fernanda Tavares, coordenadora do projeto e regente-adjunta do Zanzalá.

O projeto “Encontre seu canto com o Coral Zanzalá” é realizado pela Associação Artística Zanzalá – Arzanza com recursos da Lei Aldir Blanc (Lei de Emergência Cultural), do Governo Federal.

Oficinas virtuais

Pelo menos 30 cantores do Zanzalá dividirão sua expertise com os alunos por meio das salas virtuais, 7 no total, divididas em naipes (que é a divisão das vozes). O acesso será informado dias antes do início do curso, será pela plataforma “Zoom” que dá a oportunidade de separar em diferentes salas de bate-papo.

A coordenadora do projeto destaca que ao final do minicurso os alunos participarão da gravação de um vídeo no formato “mosaico” em que todos aparecem cantando ao mesmo tempo.

 

“A ideia é que coloquem em prática tudo o que aprenderam no curso e cantem. O material será editado e teremos um grande coral de pelo menos 100 vozes (alunos e cantores do Coral Zanzalá). Em apenas 4 encontros vamos mostrar como é possível usar a música para envolver as pessoas e desenvolver novos sentidos”, diz Maria Fernanda.