O Monumento do Peixe, referência para os santistas quando voltam para casa, está sendo revitalizado. Se a Entrada da Cidade ganhou cara nova com as obras estruturais de acesso, um dos principais símbolos do local não poderia ficar de fora deste momento e começa a receber atenção especial.
Os trabalhos estão sendo realizadas pela Ecovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes, e têm previsão para término em abril. Estão previstas nova pintura, seguindo as cores originais da escultura, novo projeto de iluminação, instalação de nove refletores de LED e revitalização do paisagismo no entorno, incluindo gramado e troca de piso. O trabalho conta com a colaboração do artista plástico responsável pela obra, Ricardo Campos Mota.
"Essa restauração era uma demanda da antiga e da atual gestão da Prefeitura junto à Ecovias. O Peixe é um símbolo para os santistas e é tão importante que é o logotipo do Programa Nova Entrada de Santos", explica Wagner Ramos, secretário municipal de Serviços Públicos e gestor do programa.
O gerente de engenharia da Ecovias, Sidney Filho, diz que a reforma do monumento é uma ação de valorização da história de Santos e de toda Baixada Santista. "Representa um novo começo para a Cidade, assim como a Nova Entrada de Santos, que mudou totalmente o tráfego na região".
As intervenções no monumento, localizado no Km 64 da Via Anchieta, não afetam o trânsito, pois não será necessário o bloqueio de faixas de rolamento da rodovia. Todo o trabalho será realizado no canteiro central, onde está localizada a escultura.
O PEIXE
A obra "O Peixe", do artista santista Ricardo Campos Mota (Rica) foi inaugurada em 1999. O monumento, feito de aço, tem 25 metros de altura e pesa 45 toneladas. Além de simbolizar toda a Região e o Porto, a escultura lembra o Santos Futebol Clube, time da Cidade.