A equipe feminina de basquete de Praia Grande passa a fazer parte do mapa nacional da modalidade. O projeto ‘Basquete pra Vida’ é o responsável pelo levantamento que ainda está em andamento. O trabalho tem como principal objetivo difundir e incentivar a prática e troca de experiências com relação ao esporte da bola laranja.
Na prática, o ‘Basquete pra Vida’ mapeia as equipes femininas que existem em todo o Brasil. Os times são separados conforme o seu estado de origem. A partir desta etapa, as atletas contam com informações precisas e atualizadas que serão fundamentais na busca por novas equipes. Por exemplo, uma jogadora que se mudou para outra cidade ou estado passa a ter totais condições de encontrar uma nova oportunidade na carreira pesquisando nesse banco de dados.
Outro destaque importante deste trabalho é que com esta troca de informações e experiências já estão sendo discutidos a organização de novos torneios, amistosos e eventos ligados ao basquete feminino. Até o momento, mais de 130 equipes já estão cadastradas.
“Esse mapeamento destaca equipes profissionais e de base. O retorno está sendo positivo. Atletas já estão entrando em contato em busca de informações sobre seletivas. Quando a pandemia da covid-19 acabar devemos ter novidades na modalidade por conta deste mapa”, explicou a técnica do basquete feminino de Praia Grande, Alessandra Hourneax.
Vídeoaulas
Os técnicos das equipes de basquete feminino e masculino de Praia Grande têm produzido vídeoaulas para a prática da atividade física. As gravações são destinadas aos atletas dos times de competição da Cidade, mas podem ser utilizadas por qualquer interessado. Os vídeos da técnica Alessandra Horneaux podem ser vistos no Facebook.