As aulas na rede pública municipal de Praia Grande iniciarão na próxima segunda-feira (8), de forma remota. O Plano de Retomada Gradual da Secretaria de Educação se divide em fases e durante o mês de fevereiro as aulas deverão ocorrer com atividades online. Os alunos que não possuem acesso deverão receber o material impresso.
Mais de 55 mil alunos estão matriculados na rede municipal de ensino de Praia Grande. As aulas online seguirão os padrões estabelecidos no ano letivo de 2020, por meio da Plataforma Digital Educacional (PDE) e interação virtual com os professores, a qual maior parte dos alunos e docentes já estão familiarizados com a utilização.
A plataforma digital está disponível no site Cidadão PG e permite que os estudantes tenham acesso às atividades. De fácil navegação, o endereço eletrônico pode ser aberto por qualquer dispositivo, possibilitando também o download do conteúdo para uso off-line.
Além da plataforma digital, os alunos participarão de aulas online com o professor. Cada docente utilizará de plataforma virtual que está mais habituado para ter contato com os estudantes.
Com o início das aulas online, a Seduc realizará um diagnóstico dos alunos que não interagem na plataforma e a necessidade da entrega do material impresso para o estudo. Os pais e responsáveis, dos estudantes que realmente não têm condições de acesso à internet, poderão retirar esse material de forma gratuita na escola onde a criança está matriculada em data que será definida pela Seduc.
Para a retomada gradual das aulas, os profissionais de educação estão passando por preparação. Reuniões de acolhimento com as equipes técnicas das 77 Escolas Municipais, como diretoras, supervisoras, pedagogas comunitárias e assistentes técnicos pedagógicos (ATPs) foram realizadas no último dia 25, além de palestra online, que ocorreu dia 29, sobre os cuidados relativos a Covid-19. As atividades foram ministradas pelo reumatologista, Eduardo Yabuta, para cerca de 200 profissionais de educação. Nesta quarta-feira (3), os professores retornaram com reuniões online. Até o final desta semana, atividades de capacitação e acolhimento serão desenvolvidas com os docentes.
A Secretária de Educação, Maria Aparecida Cubilia, ressalta que o Plano de Retomada foi elaborado com muita responsabilidade pela equipe técnica pedagógica da Seduc e passou pelo crivo do Comitê Técnico Cientifico da Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesap), atendendo as diretrizes preconizadas pelo Ministério da Saúde. “Este é um Plano que vem sendo elaborado desde o ano passado e passou por ampla atualização para atender as demandas do cenário atual. O objetivo da retomada gradual é de reduzir o déficit de aprendizado ocasionado pela pandemia, prezando pela saúde dos profissionais e alunos”.
Fases – A partir de março está previsto o ensino hibrido (com aulas presenciais e online), de forma gradativa. Na primeira fase do Plano Municipal deverão ser atendidos com aulas presenciais alunos da educação infantil II, dos 1º, 5º e 9º ano do ensino fundamental, da EJA (Educação de Jovens e Adultos) com a presença de 25% dos estudantes em cada dia da semana, totalizando 100% dos alunos de segunda a quinta-feira. Nas segunda fase, previstas para abril, a presença passará para 50% dos alunos da Educação Infantil I e II, os 1º, 2º, 3º, 5º, 6º e 9º do Ensino Fundamental e EJA. Já a fase 3 deverá ocorrer em maio, quando houver o enquadramento da Cidade na fase verde do Plano SP, com 100% dos alunos em aulas presenciais, incluindo a educação Infantil I e II e Creche, educação especial nas Escolas Municipais de Educação Especial, dos alunos de inclusão que apresentam algum tipo de comorbidade, dos Atendimentos Educacional Especializado (AEE) e complementação educacional.
As escolas seguirão todos os protocolos sanitários, de higiene, distanciamento e contarão com tapete higiênico, álcool gel, realizarão aferição da temperatura, uso obrigatório de máscaras, distanciamento de 1,5 metros entre alunos em filas e salas de aulas, uso de copos e toalhas individuais pelos alunos. Os profissionais das unidades escolares terão máscaras face shield à disposição. Os recreios não terão mais o sistema selfie service, sendo que a comida será servida aos alunos.
Nos dias em que não estiverem na sala de aula os estudantes deverão participar das aulas on-line que serão elaboradas pelos professores dentro do horário destinado ao HTPI (Horário de Trabalho Pedagógico Individual) ou realizar as atividades impressas, no caso dos que não têm acesso à internet.
Pais ou responsáveis poderão optar pela permanência do ensino remoto. Para isso, deverão assinar um termo de responsabilidade, sendo necessário que os alunos participem efetivamente das aulas.