Seis importantes indicadores de criminalidade em Santos apresentaram redução em 2020 na comparação com o ano anterior (2019), segundo dados recentes da criminalidade na Baixada Santista em 2020, divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública.
As quedas foram nas ocorrências de homicídio doloso (-45%), estupro (-6%), roubo (-30,96%), roubo de veículo (-36,09%), furto (-22,04%) e furto de veículo (-33,73%). A exceção foram os casos de latrocínio (roubo seguido de morte). Na comparação com as demais cidades da Baixada Santista, Santos teve maiores quedas em quatro índices de crimes: homicídio doloso, roubo, furto e furto de veículo.
Segundo o secretário de Segurança (Seseg), Sérgio Del Bel, os números em queda resultam da conjugação de esforços das polícias Civil e Militar em parceria com a Prefeitura. "Várias ações primárias de segurança foram desenvolvidas pela Guarda Municipal e demais polícias, contando com o apoio do monitoramento por câmeras (Centro de Controle Operacional da Prefeitura – CCO), por meio do qual várias ocorrências puderam ser detectadas e prevenidas e, a partir daí, identificados os infratores", disse o secretário.
AVANÇOS
Uma das prioridades da Prefeitura, o setor da segurança recebeu investimentos nos últimos anos, o que reflete em resultados positivos no combate à criminalidade. A Guarda Municipal conta com um efetivo de mais de 400 agentes, que atuam no apoio às demais forças policiais, em ações preventivas de segurança e de posturas. Nos últimos anos, a GCM ganhou novos equipamentos de proteção, viaturas, treinamentos e cursos de capacitação.
O CCO, inaugurado em 2020, funciona como uma central de inteligência que faz o monitoramento da Cidade em tempo real com mais de 1,3 mil câmeras. No final do ano passado, a entrada da Cidade também ganhou um novo Posto de Segurança e Orientação, com uma estação de monitoramento para as câmeras da região.