Idosos do Lar São Francisco de Assis recebem primeira dose da vacina contra o coronavírus
29/01/2021“Meu coração dói. A gente fica triste, pois não pode receber visita. Antes tinha festinha, apresentação de dança, de música, as pessoas vinham conversar com a gente, vinham as crianças também”, lamenta Fernando Braz, de 83 anos, morador do Lar de Idosos São Francisco de Assis.
Apesar de terem todo o cuidado e atenção das equipes que trabalham no local, os idosos institucionalizados estão sentindo todo o peso de uma pandemia. Na quinta-feira (28), os 58 idosos moradores do local voltaram a ter esperança: eles receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19. “Eu agradeço e comemoro minha vacinação. Eu estava ansioso, esperando muito por isso. As pessoas estão desequilibradas a ponto de rejeitarem uma vacina que é solução deste problema tão grande”, comenta Braz.
A vacinação tornou o ambiente mais leve e os semblantes mais felizes. “Nós já podemos tirar a máscara? Quando vou poder ir à igreja? Quando será poderei visitar minhas amigas?, indaga a ansiosa Eva Pereira de Oliveira, de 74 anos, que foi a primeira idosa a tomar a vacina.
Eva, Fernando e os outros idosos do Lar terão que aguardar mais algum tempo até se livrarem das máscaras e dos protocolos rigorosos adotados pela unidade, mas já podem contar com um certo alívio dos profissionais que cuidam diariamente de seu bem estar.
“É uma faixa etária de muita vulnerabilidade e o fato de não conseguirem ficar isolados em uma residência agrava ainda mais a situação deles, pois todos os dias, nós funcionários, vamos para casa, muitos utilizam o transporte público e isso aumenta a chance de transmissão, por isso, estamos aliviados e vamos nos sentir mais seguros com a vacina. É a garantia da vida deles, por exemplo, a nossa moradora mais velha tem 100 anos de idade, imagina a responsabilidade, a vacina nos dá tranquilidade”, ressalta a diretora do Lar, Marta Elisa Panarielo.
A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande já vacinou até o momento cerca de 2 mil pessoas, entre profissionais que atuam na linha de frente de combate ao coronavírus, indígenas e idosos institucionalizados.
“Conforme a chegada de novas doses, vamos disponibilizando a vacina para os profissionais da saúde em geral, idosos, de acordo com o cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde. Nós pedimos que as pessoas tenham calma e aguardem a sua vez, a Sesap trabalha para atender a todos da melhor maneira possível", explica o secretário da pasta, Cleber Suckow Nogueira.