Na quarta-feira (27), São Paulo realizou a vacinação contra a Covid-19 na população indígena residente na Aldeia Tangará, em Itanhaém. Na ação conjunta com o município, trinta indígenas que moram no local receberam a primeira dose da vacina do Butantan, com base no Plano Nacional de Imunizações. A expectativa é que os 645 municípios do Estado recebam o quantitativo de vacina dentro do PNI.
A Secretária de Desenvolvimento Social Célia Parnes acompanhou o evento e destaca a importância da imunização dos povos indígenas: “Nossas ações de proteção social abrangem os mais diversos públicos vulneráveis, com isso, a imunização da população indígena reforça o compromisso e empenho do Governo do Estado no combate à pandemia do coronavírus”, afirmou.
A população indígena residente em aldeia faz parte do público prioritário na primeira etapa da vacinação contra a Covid-19, assim como profissionais da saúde, quilombolas, idosos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência vivendo em instituições de longa permanência (ILPIs).
Para agilizar a campanha de vacinação, o Governo do Estado desenvolveu o site “Vacina Já”, no qual todas as pessoas aptas a receber a vacina podem realizar o pré-cadastro.