A Galeria do Rei é a nova atração do Museu Pelé. Com 24 pinturas e fotografias, ela foi instalada no espaço multiuso do equipamento da Prefeitura no bairro do Valongo (Centro Histórico), onde também está montada a exposição Paixão³ (Paixão ao Cubo).
A inauguração da galeria é comemorativa aos 80 anos do Atleta do Século, completados em 23 de outubro do ano passado, e alusiva aos 475 anos de Santos. O novo espaço contará com pintura doada pelo artista Eduardo Kobra, famoso internacionalmente pelos seus grandes murais, entre eles o que ilustra o Centro de Convenções na Ponta da Praia; obra de Luiz Bueno, que retratou Pelé beijando Mona Lisa, e trabalho do arquiteto Silmar Silva de Paulo, conhecido como Mazinho.
Outros destaques são as pinturas de artistas representativos de Santos, que aceitaram o convite do artista visual Renato DeLone para explorar o tema Rei do Futebol: Shesko, Bomfim, Ale Straub, Huber, Kleber Nunes e Paulo Von Poser. As pinturas, doadas pelos artistas para o museu, foram apresentadas no dia do aniversário de Pelé.
FOTOGRAFIAS
Já as imagens, que também fazem parte do acervo do museu, são de autoria de diversos fotógrafos, com destaque para o repórter fotográfico José Dias Herrera, o Zezinho, falecido em janeiro de 2010. Ele foi o primeiro profissional a registrar o talento de Pelé e o que mais imagens captou do Rei do Futebol.
Nascido em São Paulo, em 1920, Zezinho chegou a Santos com sete anos de idade e, tempos depois, após alguns empregos no comércio, exerceu a função de ajudante em um laboratório fotográfico, onde se apaixonou pelas lentes. Atuou por mais de 60 anos em diversos veículos de comunicação.
O Museu Pelé fica localizado no Largo Marquês de Monte Alegre, 1 (Valongo) e funciona de terça a domingo das 11h às 16h (bilheteria fecha às 15h).