Sessenta e oito agentes de combate a endemias (ACEs) percorrerão os imóveis do bairro José Menino nesta quarta-feira (6), a partir das 9h. O objetivo é eliminar situações que contribuam para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana.
Este será o primeiro mutirão do ano de 2021. Semanalmente, um bairro diferente será percorrido, iniciando com os que se localizam na região da orla, em virtude do aumento da população flutuante nesta época do ano em que a Cidade costuma receber muitos turistas.
Os mutirões representam uma intensificação no controle de criadouros, uma vez que parte dos ACEs responsáveis por outras regiões da Cidade se une para uma grande varredura em determinado bairro em um único dia. Em 2020, foram realizados 28 mutirões, com 1.489 focos com larvas eliminados.
A equipe de Informação, Educação e Comunicação, da Secretaria de Saúde, orientará quanto aos sinais e sintomas das doenças transmitidas pelo mosquito, com entrega de material informativo.
Em 2020, Santos registrou 315 casos de dengue, 72 de chikungunya e nenhum de zika. A última anotação de febre amarela urbana no Brasil ocorreu na década 1940.