Enquanto inúmeros proprietários de pequenas empresas tiveram que fechar as suas portas devido à covid-19, um número crescente de varejistas em todo o mundo parece ter resistido a essa tendência.
Mas você pode estar se perguntando: como é essa expansão no exterior em um nível prático? Bom, se a sua empresa quer vender internacionalmente, como você pode se preparar para isso em meio aos tempos atuais?
Por um lado, há uma série de novos custos a serem considerados, desde taxas de câmbio até a acordos de remessa. E, a depender o tipo de negócio que você desenvolve, pode ser necessário tirar proveito de diferentes plataformas para entrar com sucesso nos mercados do exterior.
Então, para ajudá-lo, reunimos algumas dicas para você iniciar agora mesmo a sua migração para o comércio eletrônico global e começar a posicionar no mercado digital a sua empresa, trazendo maior tráfego ao seu site e mais vendas durante o mês.
1. Escolha o seu nicho
Embora você possa sonhar em ter filiais comerciais em todos os cantos do mundo, é mais realista reduzir a sua rede a curto prazo. Portanto, considere as regiões específicas que você deseja segmentar agora. Separe-as dos objetivos de longo prazo.
Se analisarmos a língua falada dos países, um dos fatores que mais podem contribuir para a aceitação ou não da sua empresa em outros países, seria interessante começar a expandir o seu negócio para nações de fala portuguesa, como Portugal, Macau e outros países da África.
É importante, no entanto, estar sempre atento às diferenças de pronúncia e ao próprio significado de algumas palavras que podem apresentar sentidos diferentes quando vistas pelo ângulo do português brasileiro ou do português europeu.
2. Deixe o seu ponto de diferença brilhar
Ao expandir o seu negócio para o exterior, você também pode se perguntar sobre quais plataformas de vendas usar, seja para criar outra versão do seu site para consumidores de outros países ou para participar de mercados de comércio eletrônico como a Amazon ou o eBay.
A recomendação é escolher uma opção que agregue alguma coisa à sua vantagem competitiva. Por um lado, os varejistas que tentam dar um toque diferente em um produto podem achar mercados como a Amazon adequados.
Isso ocorre porque o produto deles pode se destacar entre os milhares de bens ou serviços similares listados lá. Mas, por outro lado, se os seus produtos são mais genéricos e o seu site que é o seu ponto de diferença, então um mercado como a Amazon pode não ser o ideal para você.
Em vez disso, pode ser mais inteligente investir em seu próprio site propriamente dito. Em vez de atrair novos clientes com produtos exclusivos, os vendedores de sites como marcas de moda e cuidados com a pele geralmente dão mais ênfase à experiência, confiança e aparência do produto.
Fazer a escolha certa aqui pode fortalecer o seu ponto de diferença e também ajudar a nivelar as suas decisões de recursos financeiros.
3. Economize na logística
Os custos de envio são inevitáveis no eCommerce, considerando que todas as compras seriam enviadas por correio para os seus clientes, em vez de ficarem disponíveis para retirada na loja.
No entanto, com as proibições de viagens ainda em vigor em todo o mundo, o preço da entrega internacional pode se mostrar mais pesado do que o habitual. É fato que, como não há muitos aviões voando entre países no momento, o custo do frete [via aérea] aumentou significativamente.
Há, entretanto, duas maneiras de combater o aumento de custos. Assim como era na época da pré-pandemia, o frete marítimo é mais barato que o frete aéreo na maioria dos casos.
Mas isso é apenas se o seu cliente estiver disposto a esperar pelo produto que você está a vender, pois a entrega pelo mar demora muito mais tempo até que as mercadorias cheguem aos seus consumidores.
A segunda solução é "criar escala", ou seja, ampliar o seu alcance e a sua demanda. Isso significa explorar vários mercados, e não apenas o mercado nacional. À medida que você vende mais, os seus custos gerais diminuem por produto. Se você vende, digamos, o dobro de mercadorias, pode voltar ao seu fornecedor e negociar um preço melhor, já que está comprando mais produtos [deles].
4. Considere fazer um empréstimo junto a uma instituição financeira, caso haja necessidade
Precisa de capital adicional para comprar mais suprimentos ou atualizar o seu site? Um empréstimo comercial pode te ajudar, e há muitos no mercado que oferecem aplicação e aprovação aceleradas.
Só se certifique de se planejar financeiramente a fim de que consiga com grande probabilidade de chance quitar toda a sua dívida junto ao banco, e assim também criar uma boa reputação da sua empresa ante às instituições financeiras nacionais.
Além disso, é interessante que antes de realizar o empréstimo você revise todo o plano de expansão global da sua empresa para saber se, realmente, torna-se viável transformar o seu negócio local em global no atual momento em que estamos a viver.
Lembre-se sempre que a pressa é inimiga da perfeição, e às vezes esperar dar um passo atrás pode ser melhor para que você consiga concretizar a expansão do seu comércio no futuro do que já querer fazer tudo agora e comprometer a longevidade do seu negócio.
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