Aí você chega ao seu novo prédio, com seu moderno carro elétrico, orgulhoso de ser ambientalmente correto, ecologicamente sustentável e… cadê a tomada para carregar suas baterias, na garagem?
Claro que você pode ir a um posto de recarga expressa e ficar lá parado uns 30 minutos, se não houver fila. Também pode ligar o carro a uma tomada comum de eletricidade, e deixá-lo carregando por 8 horas (em 220 V) ou 20 horas (110 V). Há pequenas exigências, simples, como haver aterramento (padrão NBR5410) e a tomada funcionar entre 10 e 20 ampères (220 V e 20A são o melhor padrão para o carregamento em tomadas comuns, o tempo de carga é umas três vezes menor que 110V/10A, para se ter uma ideia).
Se estiver disponível a rede trifásica, é possível instalar um carregador de maior potência, como um Wallbox, reduzindo ainda mais o tempo de carga. Fora os custos iniciais, o gasto com eletricidade é o mesmo: calcule uns R$ 25 para uma recarga completa, em qualquer das hipóteses – ou uns R$ 0,08 por quilômetro rodado, menos de um quinto do que gastaria usando etanol.
Ok. Se nenhum vizinho começar a discutir a conta de eletricidade mensal do prédio ou existir um controlador individualizado desse consumo, tudo em paz!
Maravilha, mas… vamos pensar além do básico?
Mas… lembra quando comentei ali no início sobre o orgulho em ter a atitude ecologicamente correta, ambientalmente sustentável? Então? A eletricidade do prédio costuma vir da rede pública, gerada por hidrelétricas ou – pior – por usinas a carvão!
A moda agora é o sistema solar fotovoltaico! Placas de silício no telhado que usam a energia solar não para esquentar água, mas para a geração direta de eletricidade.
Chegamos ao ponto. Não está na hora dos senhores projetistas e construtores incluírem nos seus trabalhos pelo menos a infraestrutura básica para futura instalação deste sistema?
Sei dos custos na instalação do sistema completo e do seu impacto no preço dos imóveis. Mas não estou pedindo muito. Estou falando apenas de pontos no telhado prontos para a fixação das placas e de cabeamento que leve a energia até as tomadas na garagem, sem ter o cliente de sair rasgando paredes para essa instalação.
Seria um diferencial a mais nos projetos, evidenciando os cuidados da construtora com a questão ambiental e ainda atraindo os clientes mais modernos, ligados na “pegada” ecológica… Um senhor mercado a ser explorado!
1 – Carregador de veículos elétricos Wallbox OK Pole, que permite individualizar o pagamento da energia consumida (Charge&Pay)
Foto: site https://www.wallboxok.com/
2 – Carregador portátil EV Portable para veículos elétricos tem vários adaptadores
Foto: site https://www.wallboxok.com/
3 – Moradias com energia solar fotovoltaica no bairro ecológico Solarsiedlung, em Vauban (Friburgo, Alemanha)
Foto: Arnold Plesse/2013