A Santos Port Authority e o´rga~os de controle promoveram, na quarta-feira (20), operac¸a~o conjunta para fiscalizar o gerenciamento de resi´duos em um navio de cruzeiro no Porto de Santos. O objetivo foi verificar as etapas de separac¸a~o, acondicionamento, destinac¸a~o e registro da atividade.
A operac¸a~o no “MSC Fantasia” comec¸ou a’s 7h e contou com a participação e colaboração de profissionais da SPA, do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renova´veis (Ibama), da Age^ncia Nacional de Vigila^ncia Sanita´ria (Anvisa), do Ministe´rio da Agricultura, Pecua´ria e Abastecimento (Mapa) e da Receita Federal.
Ale´m do navio, a fiscalizac¸a~o tambe´m verificou a prestac¸a~o de servic¸o por parte das empresas credenciadas de retirada resíduos para confirmar o cumprimento de normas que obrigam a esterilizac¸a~o ou incinerac¸a~o de determinados tipos de resi´duos de bordo, restos e sobras de alimento procedentes do exterior. O objetivo e´ prevenir a entrada de doenc¸as no pai´s e garantir a adequada destinação dos resíduos gerados por navios.
As autoridades avaliaram como positivo o resultado da fiscalização, constatando que o armador está atento à exigência de tratamento diferenciado para os resíduos alimentares provenientes do exterior, assim como a empresa contratada para coleta dos resíduos, que atendeu aos critérios necessários à operação.
“O sistema de gerenciamento de resíduos da embarcação vistoriada é muito bem estruturado, atendendo aos padrões internacionais”, informou o gerente de Meio Ambiente da SPA, Luiz Fernando Maciel Oliva.
“A ac¸a~o ocorrera´ em diversas embarcac¸o~es ao longo de toda a temporada de cruzeiros e deverá ser estendida para outros tipos de navios”, afirma o superintendente de Meio Ambiente, Saúde e Seguranc¸a do Trabalho da SPA, Mauricio B. Gaspar Filho.
Foto: Divulgação/SPA