A 17ª edição do Curta Santos – Festival de Cinema de Santos chegou ao fim após exibir 68 filmes, produzidos por realizadores de vários estados, em 105 sessões nas salas públicas de cinema das Vilas Criativas da Penha, Vila Progresso e Vila Nova, além do Instituto Arte no Dique; Centro Cultural da Zona Noroeste; Cine Arte Posto 4; Sesc Santos e Tenda Cinelândia.
O curta-metragem de animação ‘O Malabarista’, dirigido por Iuri Moreno, de Goiânia, foi o vencedor da Mostra Olhar Brasilis. A produção retrata fragmentos do cotidiano e experiências de artistas de rua, que em meio à hostilidade das grandes cidades buscam levar cores e sorrisos aos que cruzam seus caminhos.
Já o troféu da Mostra Olhar Caiçara ficou com o documentário ‘Sou Pietra’, dirigido por Eric Rizzini e Nicole Caroti. Produzida em Santos, a obra traz depoimentos que mostram a vida, a luta, as dificuldades e o preconceito enfrentados por Pietra Victória ao reconhecer sua transexualidade, antes mesmo de ter qualquer conhecimento do movimento LGBTQI+.
Em parceria com a Fundação Arquivo e Memória de Santos, o Festival ainda premiou o documentário ‘Imagens de Um Sonho’, do santista Leandro Olímpio, que será integrado ao acervo da instituição. Através de voto on-line, o público também escolheu ‘1989’, de Gabriel Lobo, como Melhor Videoclipe Caiçara. O clipe, dirigido por Letícia Paulino, teve 34,04% dos votos.
Foto: Rafaela Martinez/Divulgação