Quem quiser conhecer um pouco da história do esporte adaptado em Santos pode visitar a Exposição Itinerante do Esporte Santista, em cartaz na pátio da Câmara Municipal (Praça Tenente Mauro Batista de Miranda 1, Vila Nova). Aberta nesta segunda-feira, a mostra segue até sexta (9), às terças, quartas e sextas-feiras, das 8h às 18h e, às quintas, das 8h às 20h.
Os visitantes poderão conferir 16 totens nos quais constam informações e curiosidades de modalidades adaptadas, além cadeiras de competição, medalhas, vendas, bolas com guizo, uniformes e acessórios dos paratletas. Um livro com recortes de jornais mostra as conquistas dos atletas da Cidade.
Na abertura da exposição, a recordista mundial no paratletismo, Beth Gomes, que disputará neste mês os Jogos Parapan-americanos, em Lima (Peru), ficou sensibilizada. “Emocionada, é isso que posso dizer por ser lembrada e ter um pouco da minha história na exposição. São 20 anos levando o nome de Santos para o Brasil e o mundo. O que está acontecendo aqui enaltece o esporte santista”.
Vanessa Cristina, que faz parte da elite mundial entre os maratonistas cadeirantes, também marcou presença. “Estou encantada, adorei poder fazer parte disso tudo. Gostei de ver um livro com as matérias sobre os atletas, muitas são minhas, até brinquei com a Beth para ver quem tinha mais. Claro que ela ganhou, mas nem poderia ser diferente".
A abertura da mostra contou com apresentação da banda do Lar das Moças Cegas e do Coral dos Atletas Veteranos. A exibição é uma iniciativa do Centro de Memória Esportiva – Museu De Vaney. Os esportes adaptados são segunda modalidade da mostra. A primeira foi a ginástica rítmica. Também integram o projeto o surfe, triatlo, tamboréu, patinação artística, judô e natação.