Santos

Evento conscientiza sobre a doença Falciforme

17/10/2018
Evento conscientiza sobre a doença Falciforme | Jornal da Orla

Em comemoração ao Dia Nacional de Luta pelos Direitos da Pessoa com Doenças Falciformes (27 de outubro), haverá na próxima semana ações em quatro praças da cidade (Mauá, das Bandeiras, Guadalajara e Jerônimo de la Terza) com o objetivo de conscientizar e esclarecer dúvidas sobre a doença Falciforme, que é hereditária, e tem maior incidência na população negra.

 

Sob tendas armadas, serão oferecidas informações e prestados serviços como aferição de pressão arterial e teste de glicemia. O evento contará também com palestra ministrada pela médica especialista Giuseppina Maria Patavina e com Arimar Lisboa.

 

Na Câmara, também será realizada Tribuna Cidadã sobre o assunto. “Existe ainda um grande desconhecimento por parte da população sobre o assunto, por isso é importante este momento de conscientização e o esclarecimento sobre a doença para que efetivamente possa ser diagnosticada”, explica o presidente do conselho municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e da Igualdade Racial, Ivo Miguel Evangelista Santos.

 

A Prefeitura conta com o Ambulatório de Anemia Falciforme (Av. Conselheiro Nébias, 199, Paquetá), que presta atendimento toda sexta-feira. A doença pode ser diagnosticada por meio do Teste do Pezinho (em recém-nascidos) ou por exame de sangue específico.

 

Anemia Falciforme – Trata-se de uma das doenças hereditárias mais comuns no mundo. A mutação teve origem no continente africano e pode ser encontrada em populações de diversas partes do planeta, com altas incidências na África, Arábia Saudita e Índia. No Brasil, devido à grande presença de afrodescendentes, que é uma das bases da população do país, se tornou bastante comum.

 

Confira a programação
 

22 de outubro, às 18h
Tribuna Cidadã
Local: Praça Tenente Mauro Baptista de Miranda, s/n, Vila Nova

 

23 de outubro, às 19h
Palestras de Arimar Lisboa e Giuseppina Maria Patavina
Local: OAB – Praça José Bonifácio, 50, Vila Nova

 

24 de outubro, às 19h
Palestra de Arimar Lisboa
Local: Rua Visconde do Embaré, Valongo 14, Centro

 

Locais e dias das tendas
22/10 – Praça Mauá s/n – 9h às 16h
23/10 – Praça das Bandeiras – 9h às 16h
24/10 – Praça Guadalajara s/n, Morro da Nova Cintra – 9h às 16h
25/10 – Praça Jerônimo de la Terza s/n, Rádio Clube – 9h às 17h
26/10 – Praça Mauá s/n – 9h às 16h