A Cinemateca de Santos (Rua Ministro Xavier de Toledo, 42, Campo Grande) recebe o lançamento do zine (publicação independente, em pequena escala) anarcofeminista Insubmissas.
O evento, que ocorre neste sábado (30), a partir das 18h, contará com brechó solidário, venda de comida vegana, espaço kids, mostra artística e de dança tribal, além do debate do documentário Maria Lacerda de Moura: trajetória de uma rebelde. A entrada é gratuita.
Em sua primeira edição, o Insubmissas expressa e debate pautas presentes no cotidiano, como a violência e a resistência das mulheres, além de análises e poesias.
Dirigido por Ana Lúcia Ferraz e Míriam Moreira Leite, o filme experimental "Maria Lacerda de Moura – Trajetória de uma Rebelde" é baseado em documentos, manuscritos e imagens do período entre 1918 e 1939. Conta a história da professora mineira Maria Lacerda de Moura, que lutou pela liberdade de pensamento, contra todas as formas de autoritarismo e discutiu em seus livros a repressão feminina pela família e pela igreja e a guerra suicida realizada pelo Estado.
Após a projeção, as autoras do zine falam sobre a importância do resgate histórico de referências de mulheres atuantes no anarquismo.
A organização é do Coletivo anarcofeminista Insubmissas (Cafi), com apoio do Núcleo de Estudos Libertários Carlo Aldegheri (Nelca). Outras informações no Facebook.