O domingo (22) será de esporte e de conscientização na Praia da Aparecida, em Santos, com a segunda edição do Festival Kaora de canoagem. O evento faz parte da programação do Aloha Spirit Festival “Elas”, em comemoração ao Outubro Rosa, e terá regatas curtas em catamarãs de canoas havaianas. Mais do que competir, a proposta é mesmo a confraternização, a união em torno da causa.
Serão 99 mulheres nas disputas, entre sobreviventes do câncer e atletas. Cada canoa com 12 participantes. As equipes serão montadas antes das provas, em sorteio. “Não estamos preocupados com campeonato. O objetivo dessa prova é a união de sobreviventes do câncer de mama com outras mulheres”, avisa o canoísta Fábio Paiva, organizador do evento e hoje uma espécie de embaixador da canoagem nessa ‘luta’.
A concentração do evento está marcada para às 7 horas na arena do Aloha Spirit “Elas”, montada em frente ao Colégio Escolástica Rosa. A primeira largada será às 8 horas. Serão três catamarãs em raias de 200 metros. Outra ação ligada ao tema será a palestra com a médica Christina May Moran de Brito, falando sobre “O papel do exercício na prevenção e no tratamento do câncer”, no sábado, às 15h na praia.