O Sindicato dos Conferentes do Porto de Santos plantou uma semente que espera ver germinar por toda a cidade. Fez a doação de 44 mudas de árvores, que foram plantadas ao longo da avenida João Pessoa, entre a Avenida Perimetral e o Poupa Tempo. Com a iniciativa, a entidade espera inspirar outros sindicatos, associações e empresas a fazerem o mesmo, colaborando com o aumento da arborização da cidade.
O presidente do sindicato, Marco Antônio Sanches, explica que percebeu a importância do projeto paisagístico "Flores de Santos", iniciativa da Prefeitura que visa agregar mais cor, beleza e harmonia ao centro, e decidiu apoiar. ""As questões ambientais são de extrema relevância para o bem comum", destacou.
A espécie vegetal escolhida para embelezar a via foi a Resedá, por ser adaptável ao clima da Cidade, pelo porte (não interfere na fiação por não passar de seis metros) e pelo tempo que permanece em floração, que geralmente ocorre de outubro a abril.
"Há uma necessidade de aumentarmos a diversidade de espécies nas cidades para evitar, por exemplo, que uma praga ataque grande parte das árvores. A Resedá vai contribuir para essa pluralidade aqui em Santos", explica o paisagista Oswaldo Casasco, consultor do projeto.
O "Flores de Santos" foi viabilizado com recursos de emenda parlamentar do vereador Ademir Pestana.. Após a Rua João Pessoa, a iniciativa poderá ser estendida para outros locais da Cidade."É um projeto extremamente importante para a cidade. Seria bom que outras entidades, empresas ou mesmo pessoas físicas apoiem", declarou Marco Antônio Sanches.