Santos

Ocupações irregulares: grupo técnico já realizou 170 operações integradas

21/09/2017
Ocupações irregulares: grupo técnico já realizou 170 operações integradas | Jornal da Orla

O controle das ocupações irregulares e habitações precárias em Santos contabiliza resultados positivos. Na mira da Prefeitura desde maio de 2014, quando foi instituído o grupo responsável para conter o avanço da questão, 438 moradias que estavam em início de construção ou em locais impróprios foram desmontadas. Esse é o saldo de 170 operações integradas realizadas pelo grupo, a última delas foi na quarta-feira (20), no Morro do Saboó, com o desmonte de oito casas erguidas em área de risco.

A força-tarefa contou com a participação de aproximadamente 50 integrantes da Guarda Civil Municipal, Polícias Militar e Ambiental, Terracom e subprefeituras. Coordenador do trabalho, o secretário de Segurança do Município, Sérgio Del Bel, explica que o grupo se reúne periodicamente para organizar as forças-tarefas no intuito de coibir avanços.

Segundo Del Bel, técnicos das subprefeituras e a Guarda Municipal realizam vistorias em todas as regiões da Cidade, incluindo a Área Continental, locais de mangue e morros. “Ao sinal de qualquer ocupação ou construção irregular, nos reunimos para organizar a ação”.

O secretário ressalta que o principal foco das operações é impedir que novas moradias de risco sejam erguidas, mas também são executados desmontes e demolições. “O intuito é evitar mortes em deslizamentos ou outras ocorrências”.