As lâmpadas em LED são as mais procuradas no momento de montar o projeto de iluminação ou simplesmente trocar as luzes dos ambientes. Por sua versatilidade em se tratando de modelos, formatos e potências, elas são ideias tanto para residências como estabelecimentos. As vantagens não param: o LED contribui para a economia de energia e apresenta maior vida útil em relação às lâmpadas comuns.
Conversamos com a coordenadora da divisão de iluminação da Telhanorte, Tatiane Quadrado, que dá dicas de como escolher o modelo ideal para os cômodos do seu imóvel.
Quente ou fria?
As lâmpadas LED exigem cuidados e critérios antes da escolha. Dessa forma, saber qual é a temperatura ideal do ambiente é fundamental. “Para banheiros, áreas de serviço e cozinhas são indicadas lâmpadas brancas (luz fria), uma vez que são mais intensas. Em espaços em que a prioridade é a manutenção do conforto e do aconchego, como, por exemplo, salas de estar, hall ou quartos, os modelos de luz amarela (quente) são as melhores alternativas”, diz Tatiane.
Painel x spot
Uma forma de utilizar as lâmpadas LED é aproveitando seus efeitos. Se a ideia é criar uma iluminação difusa, que se espalha por toda a área, substituindo plafons e luminárias, opte pelo modelo painel. Caso a intenção seja destacar um objeto ou espaço, a dica é apostar na iluminação de foco, com os spots. “Esses modelos têm ângulo de abertura, colaborando, por exemplo, na valorização de quadros, estantes, paredes decoradas”, destaca.
Iluminação que valoriza
A iluminação em LED pode e deve ser usada para valorizar não apenas peças decorativas, como também os ambientes. Na cozinha, o ideal é iluminar as bancadas de trabalho por meio de pontos de luz com foco e fitas de LED embaixo dos armários.
Por sua vez, o quarto pede pontos indiretos, que podem ser resolvidos com o uso de abajures nos criados-mudos. “Cuidado para não poluir visualmente o ambiente por meio da aplicação de uma série de painéis ou spots. Esses modelos devem ser instalados de maneira cuidadosa e estratégica, visando somente destacar ou ampliar a iluminação do espaço”, alerta a especialista.