Santos

Centro Tecnológico da Baixada Santista vai retomar obra em 2018

29/08/2017
Centro Tecnológico da Baixada Santista vai retomar obra em 2018 | Jornal da Orla

A Petrobras deve incluir, em seu orçamento de 2018, R$ 84 milhões para concluir o Centro Tecnológico da Baixada Santista (CTBS) até 2020. As obras ganharão fôlego no próximo ano e o empreendimento que ocupará parte do terreno do Cais Santista, na Vila Nova, contribuirá também para a revitalização do bairro. O Cais Santista é o antigo Colégio Santista, na Rua Sete de Setembro, 34.

O convênio entre Prefeitura de Santos, Petrobras, USP, Unicamp e Unesp foi firmado em março de 2014. Todos os projetos (básico, executivo) e licenças já foram finalizados. As salas contarão com banco de dados e rede de alta velocidade.

O projeto original previa o Centro Operacional Integrado Virtual de Exploração de Petróleo e Gás (E&P), Processos de Exploração, Construção de Poços, Reservatórios e Processos de Produção, Planta de Processamento Primário, Logística de Suprimento para as Operações de E&P no Mar. 

O CTBS fará pesquisas para a Petrobras e as empresas que vierem a operar nas bacias petrolíferas. Depois de implantado o centro, o custeio deve ser feito através de verba própria para essa finalidade da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.